Aderson Flores toma posse como conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina

“Venho para somar, para atuar em conjunto com os meus pares, agregando a experiência que adquiri durante a minha vida, com algum conhecimento técnico, com humanismo e com diplomacia, mas, também, com humildade, e sem deixar de lado o rigor quando isso for necessário”, afirmou Aderson Flores após ser empossado como conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). A solenidade de posse foi realizada em sessão especial na noite desta quinta-feira (11), na sede da Corte de Contas catarinense.

A solenidade de posse foi realizada na noite desta quinta-feira (11), na sede do TCE/SC.

Natural de Florianópolis, Aderson Flores atuava como Procurador do Ministério Público de Contas (MPC/SC) desde 2009. Ele foi indicado à vaga de conselheiro — destinada a membro do MPC — pelo governador Jorginho Mello e, na sequência, teve seu nome aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa (Alesc). Flores substitui César Filomeno Fontes, que se aposentou do cargo de conselheiro de forma compulsória após completar 75 anos de idade.

Durante a cerimônia de posse, Flores destacou o momento atual do Tribunal de Contas, que considera ser de intensa conexão com os municípios e a sociedade catarinense. Ele relembrou sua carreira no serviço público, destacando os princípios que continuarão guiando sua atuação. “Vou defender aquilo que sempre defendi durante a minha vida, princípios e valores, com ênfase na defesa de direitos fundamentais e do interesse público”, declarou.

Em seu discurso, o Procurador-Geral do MPC/SC, Diogo Ringenberg, ressaltou a trajetória do colega. “O histórico profissional do Aderson o credencia com louvor ao cargo que agora assume”, disse. Além disso, pontuou que os Tribunais de Contas podem tornar a vida das pessoas melhor, mas observou que ainda são necessários avanços nas entregas feitas à sociedade. “Para lograr êxito nessa tarefa, os Tribunais de Contas precisam angariar braços fortes para tão grandiosa missão. Não tenho dúvidas de que o Dr. Aderson será um desses braços”, afirmou.

O Procurador-Geral do MPC/SC, Diogo Ringenberg, ressaltou a trajetória do colega Aderson Flores.

O presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus de Nadal, salientou a credibilidade, a seriedade e o respeito característicos da atuação de Flores, além de ressaltar sua sólida formação acadêmica. “Desejamos total êxito nessa nova missão, com a certeza de que sua participação será decisiva para melhorar o desempenho e os compromissos que temos com o controle externo, fazendo com que os serviços públicos cheguem a contento do cidadão catarinense”, disse.

Além de Herneus de Nadal, a mesa de autoridades do evento foi composta pelo Procurador-Geral do MPC/SC, Diogo Ringenberg, pelos representantes do Executivo e do Legislativo estadual, o Procurador-Geral do Estado, Márcio Vicari, e o deputado Napoleão Bernardes, respectivamente, pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJSC), João Henrique Blasi, pelo Procurador-Geral do Ministério Público estadual (MPSC), Fábio de Souza Trajano, pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. Também fizeram parte os conselheiros José Nei Alberton Ascari (vice-presidente), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (corregedor-geral), Luiz Roberto Herbst (supervisor do Instituto de Contas), Wilson Rogério Wan-Dall (supervisor da Ouvidoria) e Luiz Eduardo Cherem e o conselheiro aposentado César Fontes.

Cerimônia prestigiada de forma presencial e online

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a cerimônia teve a participação de cerca de 250 pessoas online. Presencialmente, estiveram ainda familiares de Aderson Flores, como o pai, João Aderson Flores, a mãe, Clara Maria, a esposa, Caroline, as filhas Marina e Olívia, o filho, Heitor, e a irmã, Clarete. Entre os amigos, participaram os colegas de longa data Affonso Ghizzo Neto — atual promotor de Justiça do MPSC —, Davi Seara Schlichting, Álvaro de Oliveira, Evandro Faria e Rodrigo Linhares, e do curso de Psicologia — primeira graduação feita —, Paulo Cesar Nascimento, psicólogo da Justiça Estadual, e Vitor Gomez, auditor do Tribunal de Contas da União.

O presidente do TCE/SC salientou a credibilidade, a seriedade e o respeito característicos de Flores.

Do MPC/SC, participaram diversos servidores, entre eles, pessoas que trabalharam mais diretamente com Flores nos últimos anos, como Antônio Cajuella, Tiago Tomasini, Sergio Ramos e Leandro Ocaña. Da Justiça do Trabalho — primeiro serviço público onde atuou na função de técnico judiciário —, estavam Jeanine Godoy Ilha e Umberto Grillo, incentivador da sua segunda formação. Do curso de Direito, estavam Marita Bastos, que trabalhou com o novo conselheiro no MPC/SC, Jonianderson Menezes, hoje secretário-adjunto da indústria do Estado, e Gilberto Lopes Teixeira, advogado e presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC).

Estiveram presentes também os conselheiros substitutos Cleber Muniz Gavi e Sabrina Nunes Iocken, o conselheiro aposentado Otávio Gilson dos Santos e os procuradores aposentados Ricardo Oliveira e Marcio Rosa. Na plateia, estavam o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral Admar Gonzaga, juízes de Direito, advogados, servidores ativos e inativos, profissionais da imprensa, familiares e amigos.

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo em homenagem ao novo conselheiro, com depoimentos do pai, da esposa, dos filhos, de servidores e dos procuradores do MPC/SC, do presidente do TCE/SC, além de colegas de infância e de trabalho. A sessão especial foi encerrada com a apresentação da música “Clube de esquina 2”, de Milton Nascimento e de Lô Borges, interpretada pelo servidor Rogério Guilherme de Oliveira, acompanhado do violinista Adjamour Alves Pereira, em homenagem ao empossado, com participação especial de um amigo dele.

Crédito das fotos: Guto Kuerten – Acom TCE/SC