Procurador de Contas Aderson Flores é indicado pelo governador para cargo de conselheiro do TCE/SC

O Procurador de Contas Aderson Flores foi indicado pelo governador Jorginho Mello para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). A vaga aberta após a aposentadoria do conselheiro César Filomeno Fontes era destinada a membro do Ministério Público de Contas (MPC/SC). A indicação foi publicada na edição extra do Diário Oficial desta terça-feira (18).

Natural de Florianópolis, Aderson Flores atuava como Procurador do MPC/SC desde 2009. Ele exerceu o cargo de Procurador-Geral da instituição de 2014 a 2018, e de Procurador-Geral Adjunto entre 2018 e março de 2022. Também foi vice-presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) para a Região Sul, de 2015 a 2018. Bacharel em Direito pela Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina (Unisul), tem pós-graduação em Direito Público e em Direito Tributário.

“Recebo com muito orgulho e alegria a indicação pelo Governador Jorginho Mello. Teremos uma nova fase prevista na Constituição do Estado, que é a aprovação pela Alesc. Tenho a vontade de contribuir, ainda mais, pelo sucesso da gestão pública em Santa Catarina”, afirmou Aderson Flores após o anúncio.

A indicação ainda deverá passar pela aprovação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), conforme prevê a Constituição Estadual. Depois disso, o novo conselheiro será empossado pelo presidente do TCE/SC. Ainda não há data para a solenidade.

Confira o currículo completo de Aderson Flores

Aderson Flores nasceu em Florianópolis (SC), em 29 de setembro de 1970. É filho de João Aderson Flores e Clara Maria Flores. Casado com Caroline Alves do Nascimento. Pai de Marina Maria Machado Flores, Olivia Nascimento Flores e Heitor Aderson Nascimento Flores.

Atuava como Procurador do MPC/SC desde 2009. Foi Procurador-Geral da instituição de 2014 a 2018, e Procurador-Geral Adjunto entre 2018 e março de 2022. Também foi vice-presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) para a Região Sul, de 2015 a 2018.

É membro efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC). Membro Fundador da Confraria dos Bibliófilos do Brasil. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1992. Bacharel em Direito – Habilitação Direito Social, pela Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina (Unisul) em 2002. Foi habilitado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em 2003.

Tem pós-graduação em Direito Público, na modalidade Mercado de Trabalho, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em 2005. Cursou a Escola Superior da Magistratura Federal do Estado de Santa Catarina (ESMAFE), em 2005. Tem pós-graduação lato sensu em Direito Tributário pela Unisul, 2008, e pós-graduação lato sensu em Direito Público também pela Unisul, 2009.

Foi servidor da Justiça do Trabalho entre 1993 e 2009. Cursou o 2º Grau no Colégio Catarinense entre 1985 e 1987, e o 1º Grau no Educandário Imaculada Conceição, em Florianópolis, entre 1977 e 1984.

Por Ascom MPC/SC e Ascom TCE/SC