Procurador de Contas Diogo Roberto Ringenberg

Procurador de Contas Diogo Roberto Ringenberg. Foto: Douglas Santos – Agência TCE/SC

O Procurador de Contas Diogo Roberto Ringenberg está no quadro do MPC/SC desde o ano de 2006. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Diogo é Pós-graduado em Auditoria Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera (UNIDERP).

Conhecido nacionalmente por sua luta contra a corrupção, Diogo também é responsável pelo Conselho Superior do MPC/SC, órgão que exerce as funções correcionais. Além disso, ele coordena, desde 2018, o grupo de procuradores brasileiros que representa o Ministério Público de Contas na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Ainda em âmbito nacional, já esteve à frente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) como Presidente nos biênios 2013-2014 e 2015-2016.

Em Santa Catarina, participa ativamente da Rede de Controle da Gestão Pública do Estado de Santa Catarina e, no biênio 2016-2017, teve a oportunidade de presidí-la. Ademais, Diogo é membro Fundador do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (IDASC) e diretor da Associação Catarinense de Preservação da Natureza (ACAPRENA).

O Procurador ainda é coautor do Guia da Lei de Responsabilidade Fiscal, editado e publicado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC); da obra Controle Externo – Temas Polêmicos na Visão do Ministério Público de Contas, publicada pela Editora Fórum; da obra O Papel Republicano das Instituições de Direito: Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Contas, publicado pela Fundação Casa de Rui Barbosa; e da obra Ministério Público de Contas – Perspectivas doutrinárias de seu Estatuto Jurídico.

Antes de assumir suas funções no MPC/SC, Diogo foi Auditor de Controle Externo do TCE/SC; Assessor do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, aprovado e nomeado por concurso público; Assessor Jurídico da Presidência do TCE/SC; Assessor Parlamentar do TCE/SC e Secretário Executivo do Instituto Rui Barbosa (IRBB).


CONTATO

e-mail: diogo@mpc.sc.gov.br

Telefone: (48) 3221-3745

Skip to content