Para os órgãos públicos, as redes sociais são uma nova forma de interação com o cidadão, horizontal e dialógica. Na democracia permeada pelas mídias digitais, o cidadão tem a oportunidade de deixar a passividade e se tornar parte ativa da gestão pública, com direito à participação direta no acompanhamento e avaliação do serviço público, na proposição de melhorias desses serviços e, até mesmo, na coprodução de alguns serviços.
O MPC/SC está nas redes sociais para atuar em parceria com a sociedade, em uma gestão pública transparente e aberta à cidadania. As redes sociais do MPC/SC são um espaço virtual de acolhimento do cidadão, no qual a Ouvidoria pública e o setor de comunicação poderão informar sobre os serviços prestados, conversar sobre os problemas enfrentados pela população e, junto com o cidadão, transformar problemas individuais em soluções coletivas.
O objetivo nas redes sociais é facilitar a livre circulação de conhecimento, promover a transparência e uma democracia mais deliberativa e participativa. As informações que circulam neste ambiente são públicas e servirão para retroalimentar a gestão, em um sistema continuo de melhoria dos serviços.
Portanto, a presença digital do MPC/SC tem como ambição mais que informar o cidadão. Esses canais devem ser espaço de conversa, troca de informações e instrumento para aprimorar os serviços prestados pela organização.
O objetivo do MPC/SC no Instagram é engajar o cidadão, divulgando as ações do órgão por meio de histórias que estimulam a imaginação, criando um contexto entre a organização e a sociedade.
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O principal objetivo do MPC/SC no Facebook é oferecer um tipo de Ouvidoria virtual, dialogando com a sociedade e informando sobre os serviços do órgão. No Facebook, é realizado o primeiro atendimento ao cidadão, que é orientado sobre a melhor forma de resolver o problema: Ouvidoria, Lei de Acesso à Informação ou dúvidas que podem ser sanadas na própria rede.
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Principal roteador de conteúdo em função da sua alta e rápida capacidade de propagação das mensagens, o Twitter é uma rede social popular entre os veículos de comunicação. Por isso, o MPC/SC utiliza essa rede para se comunicar, prioritariamente, com veículos de comunicação, ONGs, outros órgãos públicos e agentes públicos.
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O MPC/SC mantém sua company page no LinkedIn como um canal direto de comunicação com os servidores e fornecedores do MPC e também um canal de relacionamento com demais órgãos e servidores públicos. Na página, é possível encontrar a estrutura do MPC/SC, suas principais funções e atuação.
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