Dois representantes de cada uma das seis escolas vencedoras do “Prêmio Lume: escola referência” participam do VI Simpósio Nacional de Educação (Sined), no Piauí, de 4 a 6 de junho. A participação no evento, viabilizada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), faz parte da premiação, realizada no ano passado, durante do 6º Fórum TCE Educação, em Chapecó. Na ocasião, as escolas vencedoras de cada mesorregião receberam também certificado e uma placa de reconhecimento.
O grupo, formado por um professor e um profissional da gestão de cada uma das escolas vencedoras, acompanha a programação do Simpósio e participará de visitas técnicas nos municípios de Oeiras e São Raimundo Nonato para conhecer experiências bem-sucedidas de educação pública.
Também participam do evento o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC/SC), Diogo Ringenberg; a Procuradora-Geral Adjunta do MPC/SC, Cibelly Farias; o Conselheiro substituto do TCE/SC e relator de processos relacionados à educação, Gerson dos Santos Sicca; integrantes do seu gabinete; além de auditores fiscais de controle externo que atuam nas diretorias de atividades especiais, de contas de governo e de contas de gestão.
O VI Sined, realizado pelo TCE do Piauí, destina-se ao debate e à reflexão sobre os desafios enfrentados pela educação no Brasil, com o objetivo de propor soluções inovadoras e eficazes para o setor.
Prêmio Lume
O Prêmio Lume, que identifica, reconhece e estimula escolas que são referência na rede pública municipal em Santa Catarina, é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica 007/2019, coordenado pelo TCE/SC, pelo MPC/SC e pelo Ministério Público de Santa Catarina, e composto por outras nove instituições. (saiba mais).
Concorreram ao prêmio todas as escolas de redes municipais que ofertam ensino fundamental e que forneceram informações suficientes para terem o seu Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (IQESC) calculado no Painel ICMS Educação do TCE/SC. O ICMS Educação é extraído a partir dos indicadores educacionais das redes públicas municipais, entre eles, proficiência, gestão escolar, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, infraestrutura, acesso e permanência nas escolas e contextos socioeconômicos.
Escolas vencedoras Prêmio Lume: escola referência
Mesorregião do Oeste Catarinense:
Centro de Educação Municipal de Paial;
Mesorregião do Norte Catarinense:
Escola Municipal Professora Isabel Silveira Machado, Joinville;
Mesorregião Serrana:
Grupo Escolar Municipal Jardim Bela Vista, Campos Novos;
Mesorregião do Vale do Itajaí:
Escola Municipal Bilingue Erich Klabunde, Blumenau;
Mesorregião da Grande Florianópolis:
Núcleo Escolar Municipal Cônego Doutor Raulino Reitz, Antônio Carlos;
Mesorregião do Sul Catarinense:
Escola Municipal de Educação Básica Professor Jairo Luiz Thomazi, Criciúma.
Acordo de Cooperação Técnica n. 007/2019
– Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC);
– Ministério Público de Contas (MPC/SC);
– Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC);
– Assembleia Legislativa (Alesc);
– Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação;
– Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc);
– Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam);
– União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC);
– Conselho Estadual de Educação (CEE/SC);
– União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Santa Catarina (Uncme/SC);
– Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe);
– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).