Em mais uma etapa do plano de capacitação de servidores para o programa Governo sem Papel, a Secretaria de Estado da Administração (SEA) conduziu um treinamento no Ministério Público de Contas (MPC) nesta terça-feira, dia 19.
A Coordenadora do Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGPE), Gisela de Souza Fonseca, esteve no MPC para explicar aos servidores como está ocorrendo a implantação do Governo sem Papel em Santa Catarina. “São, aproximadamente, 80 órgãos públicos do Executivo estadual que estão passando pela digitalização de todos os procedimentos. Seremos o primeiro Estado do país a implantar um projeto como este e com este alcance”, explicou a coordenadora.
Pouco antes de iniciar o treinamento, a servidora Gisela também se reuniu com a Procuradora-Geral de Contas de Santa Catarina, Cibelly Farias, que parabenizou a SEA pela iniciativa e desejou sucesso aos envolvidos no projeto.
O MPC aderiu ao projeto “Governo sem Papel”, lançado pelo Executivo catarinense. Isso significa que todos os processos deverão ser digitais a partir de 2 de abril. Inclusive, a tramitação de solicitações internas, protocolo e comunicados em geral.
O projeto “Governo sem Papel” foi lançado pelo Poder Executivo esta semana. Gerenciado pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), o objetivo do projeto é tornar os processos internos totalmente digitais por meio do Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGP-e). Com a eliminação do papel, é possível aumentar a eficiência no serviço público. Além da economia com papel, correio e transporte (aproximadamente R$ 29 milhões), a digitalização permite mais celeridade nos processos e a análise permanente de desempenho. É possível, por exemplo, acompanhar o tempo de resolução das questões e, quando necessário, mudar as rotinas para melhorar os serviços.