Rede de Controle debate boas práticas de gestão para marcar o Dia Internacional Contra a Corrupção

fotonoticia  MG 7633Para marcar a passagem do Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado, anualmente, em 9 de dezembro, a Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina (RCGP-SC) promoveu, na manhã desta sexta-feira, dia 7, um seminário abordando temas ligados às boas práticas administrativas.

O evento, realizado na Superintendência Regional da Polícia Federal, em Florianópolis, também teve o objetivo de aproximar os integrantes da RCGP-SC e os deputados estaduais eleitos para a próxima legislatura.

O Procurador de Contas Diogo Ringenberg participou da reunião, representando o Ministério Público de Contas. “A Rede de Controle tem se mostrado um excelente instrumento de articulação entre as instituições de controle e os órgãos de polícia. Muitas ações avançaram depois que iniciamos essa aproximação. Agora, convidamos os parlamentares para conhecerem a Rede, as propostas de boas práticas de gestão e de combate à corrupção. O Poder Legislativo tem um importante papel no sistema de freios e contrapesos da nossa democracia”.

Na ocasião, o delegado da Polícia Federal, Christian Luz Barth, atual coordenador da Rede, declarou que a corrupção é um dos principais problemas do Estado brasileiro, em suas mais diferentes esferas, razão pela qual ganha destaque a atuação da entidade, cuja atribuição é coordenar a atuação dos órgãos de controle e polícia que a integram.

Ele também destacou a importância da aproximação da RCGP-SC com a Assembleia Legislativa. “Como órgão de controle, é muito comum nos depararmos, no dia a dia, com questões legislativas que acreditamos que poderiam ser aprimoradas. A ideia de convidar os parlamentares para este evento, portanto, é no sentido de explicar o que é a Rede e nos colocar à disposição para contribuir com o trabalho realizado na Assembleia.”

Sobre a Rede de Controle da Gestão Pública

Instituída no ano de 2010, a Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina é um fórum que tem como objetivo ampliar e aprimorar a integração entre instituições e órgãos de controle externo nas diversas esferas da administração pública.

Suas ações são voltadas, principalmente, à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.

A entidade engloba representantes de 19 entidades, entre as quais Ministério Público Federal e Ministério Público de Santa Catarina, Controladoria Geral da União, Polícia Federal, Tribunal de Contas do Estado, Advocacia Geral da União, realizando reuniões mensais.

Skip to content