Procuradores do MPC/SC participam do XI Fórum Nacional do Ministério Público de Contas

*Atualizado em 09/12

O Procurador-Geral de Contas, Diogo Roberto Ringenberg, e a Procuradora-Geral Adjunta, Cibelly Farias, participaram do XI Fórum Nacional do Ministério Público de Contas, em Fortaleza. O evento ocorreu de quarta (7) a sexta-feira (9) no Tribunal de Contas do Ceará.

A programação contou com painéis, palestras e reuniões sobre os eixos temáticos de atuação do Ministério Público de Contas (MPC), como saúde, educação, meio ambiente e orçamento. O encontro foi uma oportunidade para reafirmar o papel do órgão no fortalecimento do controle, da eficiência e da ética na administração pública do país.

Na quinta-feira (8), a procuradora Cibelly Farias foi uma das participantes do painel “Eixos fundamentais de atuação do MPC: Educação”. Também foram painelistas o procurador do MPC-SE João Augusto Bandeira de Mello, o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Gregório Grisa e o deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE). Na sequência, foi realizado o painel sobre o eixo do orçamento público e financeiro. A palestra de encerramento do dia foi ministrada pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP).

Painel “Eixos fundamentais de atuação do MPC: Educação” ocorreu nesta quinta (8).

A solenidade de abertura, na quarta-feira (7), reuniu autoridades, procuradores e servidores do Ministério Público de Contas, conselheiros, conselheiros substitutos e servidores dos Tribunais de Contas. Em seguida, os participantes assistiram à palestra “Cenário Político no Congresso Nacional e Perspectivas para o Controle Externo”, com o jornalista e diretor do Congresso em Foco, Rudolfo Lago.

Na sequência, a procuradora do MPC de São Paulo, Élida Graziane Pinto, abordou os desafios do controle dos recursos do SUS no pós-pandemia. No período da tarde ocorreu o primeiro painel do congresso, que abordou os temas: meio ambiente, controle externo e desenvolvimento sustentável.

A realização do evento foi da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará e do Ministério Público Especial que atua junto à Corte cearense, com o apoio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC).

O evento, que teve início nesta quarta (7) e segue até sexta-feira (9), ocorre no Tribunal de Contas do Ceará.
Skip to content