Procuradora-Geral Adjunta, Cibelly Farias, é uma das palestrantes do Fórum Undime/SC

A Procuradora-Geral Adjunta do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), Cibelly Farias, foi uma das palestrantes desta quarta-feira (20) do Fórum Undime/SC, organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina. O evento, que tem como tema “A Mudança na Educação é AGORA!”, reúne mais de 700 participantes no Centro de Convenções Oceania, em Florianópolis. A programação teve início na terça-feira (19) e segue até quinta-feira (21).

O painel intitulado “Construindo saberes coletivos: diálogos entre instituições de apoio na jornada educacional”, que contou com a participação da Procuradora do MPC/SC, Cibelly Farias, teve também a presença do Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), Eder Cristiano Viana; do Presidente da Undime/SC e Dirigente Municipal de Educação de São Lourenço do Oeste, Alex Cleidir Tardetti; e da Secretária de Estado da Educação, Patrícia Luerdes.

Em sua fala, a Procuradora de Contas tratou do trabalho desenvolvido no projeto TCE Educação. Ela abordou as ações que foram implementadas de forma conjunta por diferentes órgãos e entidades catarinenses, falando dos resultados alcançados e de iniciativas como o monitoramento das metas dos planos municipais de educação e o ICMS Educação. Segundo a Procuradora, profissionais de outros locais vêm a Santa Catarina para conhecer o modelo adotado no Estado.

“O trabalho colaborativo realizado em Santa Catarina conta com várias entidades do governo e é um modelo revolucionário. Aqui a conversa com parceiros e instituições que trabalham o mesmo tema soma para que juntos todos encontrem soluções e alcancem resultados muito melhores na educação”, explicou Cibelly Farias.

Cada um dos participantes do painel apresentou as principais ações desenvolvidas por suas instituições, destacando que o principal trabalho para o sucesso na área educacional é o regime de colaboração, que em Santa Catarina é consolidado.

Voltado a educadores, gestores e técnicos de todo o país, o fórum busca estimular a consciência crítica sobre a evolução humana e as possibilidades existentes. Com isso, discute a proposta de que o ensino não se restrinja à transmissão de conhecimentos, mas que seja uma construção mútua, conectada ao mundo e de aprendizagem ativa. O evento pretende ainda compor um guia prático para condução dos trabalhos na educação.

Veja a programação completa do Fórum Undime/SC

Com informações da Assessoria de Comunicação da Undime/SC