Procuradora Cibelly Farias é uma das coautoras do livro “Vozes das Mulheres Catarinenses- Narrativas de Histórias Reais”

Com a proposta de esclarecer o feminismo por meio de relatos concretos, o livro “Vozes das Mulheres Catarinenses – Narrativas de Histórias Reais” foi lançado na noite de terça-feira (05) em evento no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A obra conta com 57 coautoras, entre elas, a Procuradora-Geral Adjunta do Ministério Público de Contas (MPC/SC), Cibelly Farias. Na publicação, as participantes compartilham informações sobre suas vidas, trajetórias profissionais e desafios enfrentados, demonstrando que o feminismo — a defesa da igualdade de direitos entre mulheres e homens — é essencial para construção de uma sociedade mais justa. 

Natural do município de Palhoça (SC), Cibelly Farias é filha de professora e neta de pescador. Fruto de uma geração de mulheres que quebrou um ciclo de grandes dificuldades financeiras, foi incentivada a se dedicar aos estudos desde pequena. Em 2006, tornou-se a primeira mulher a ingressar na carreira de Procuradora de Contas do Estado de Santa Catarina e também foi pioneira ao exercer o cargo de Procuradora-Geral do MPC/SC, no período de 2018 a 2022.

“Me sinto honrada por ter sido convidada a participar de um projeto tão importante como este livro, que traz histórias inspiradoras”, afirma a Procuradora. O meu desejo é que, cada vez mais, as mulheres possam ocupar cargos de liderança. Considero que, além de um direito das mulheres, é um dever daquelas que têm oportunidade de abrir os caminhos e deixar um legado de novas perspectivas para as próximas gerações de mulheres que virão”, completa. 

Evento de lançamento

O livro “Vozes das Mulheres Catarinenses – Narrativas de Histórias Reais” foi elaborado e organizado pela Bancada Feminina da Alesc, sob a coordenação da deputada Paulinha, com a colaboração da também deputada estadual Luciane Carminatti e a participação das ex-deputadas Ada de Luca, Marlene Fengler e Dirce Heiderscheidt. A jornalista Maga Stopassoli assina o prefácio e a introdução é da senadora Leila do Vôlei. 

Todas as organizadoras da obra discursaram na cerimônia de lançamento, que teve início  por volta das 19h de terça-feira (05), no hall de entrada da Alesc. Também falaram na abertura do evento a prefeita de Zortéa, Rosane Infeld, que representou todas as coautoras na ocasião; e o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal. Na sequência, houve um bate-papo com as jornalistas Dagmara Spautz e Maga Stopassoli.

Fotos: Cristiano Estrela / Acom TCE-SC 

Skip to content