Procurador Diogo Ringenberg é o responsável pela análise das contas do governo do Estado referentes a 2018

diogoO Procurador de Contas Diogo Ringenberg vai representar o Ministério Público de Contas na sessão extraordinária do Pleno do Tribunal de Contas do Estado convocada para quinta-feira, dia 30 de maio, às 10h, para apreciação do processo n. PCG-19/00311744, que trata da Prestação de Contas do Governo do Estado de Santa Catarina, relativa ao exercício de 2018. A portaria 63/2019, publicada em 24/05/2019, designa o Procurador Diogo para tal atribuição.

A escolha do procurador responsável pela análise das contas do Governo do Estado é feita por rodízio, conforme a Portaria 34/2018. Seguindo o rodízio, as contas do ano em curso, a serem julgadas em 2020, serão analisadas pela Procuradora-Geral de Contas, Cibelly Farias.

A sessão da próxima quinta-feira é aberta a todos os cidadãos e será transmitida, ao vivo, pelo site e pelas redes sociais do MPC-SC. Durante a apreciação da matéria, o relator, conselheiro vice-presidente Herneus De Nadal, apresentará o diagnóstico do TCE/SC sobre os resultados da gestão estadual. Será uma síntese das análises do órgão de controle externo sobre a execução do orçamento anual, o endividamento público, a evolução do patrimônio, bem como da obediência dos mínimos constitucionais e dos limites e metas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A atuação das empresas estatais, autarquias, fundações e fundos especiais também integram a análise do órgão fiscalizador.

Nadal ainda submeterá aos demais conselheiros o seu projeto de parecer prévio, com as conclusões e eventuais ressalvas e recomendações ao Executivo. Com base na proposta do relator, o Pleno decidirá por recomendar à Alesc a aprovação ou a rejeição das contas, já que cabe ao Legislativo o julgamento da matéria. Na oportunidade, o representante do Governo do Estado poderá fazer uso da palavra.

Situação do Processo

O prazo para entrega das contrarrazões ou esclarecimentos pelo Executivo Estadual terminou na última segunda-feira (20/5), conforme informado no mesmo dia pelo conselheiro Herneus De Nadal, durante a sessão ordinária do Pleno.

Se a manifestação do Governo do Estado implicar na alteração do relatório e do projeto de parecer prévio — elaborados com base no relatório técnico da Diretoria de Controle de Contas do Governo —, o relator do processo distribuirá um novo exemplar com as respectivas modificações ao presidente, demais conselheiros, aos auditores substitutos do TCE/SC e à procuradora-geral do Ministério Público junto ao Órgão, Cibelly Farias, até 24 horas antes da sessão de apreciação das contas.

Desde a implantação do processo eletrônico no Tribunal de Contas, é a primeira vez que uma prestação de contas de governador tem a sua tramitação interna totalmente em meio digital.

Skip to content