Para oferecer uma visão detalhada dos crimes de violência contra a mulher no Estado, o Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina (OVM/SC) lança um conjunto de painéis interativos com dados de todos os municípios catarinenses. São apresentadas a quantidade de ocorrências para cada tipo de crime, a distribuição geográfica dos registros, além de informações sobre as vítimas e os autores. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC). Os números são fornecidos pela Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
::Acesse os painéis interativos sobre violência contra a mulher
Os painéis apresentam dados sobre 10 tipos de crimes: estupro, feminicídio, lesão corporal dolosa, ameaça, vias de fato, difamação, calúnia, injúria, injúria real e injúria qualificada pelo preconceito. Ao navegar pelos gráficos, utilizando os diferentes filtros disponíveis, é possível realizar comparações e visualizar um panorama da violência contra a mulher no Estado. Há também um mapa de Santa Catarina, que traz a quantidade de ocorrências por cidade e por mesorregião.
“As informações disponíveis nos painéis podem ser utilizadas por gestores públicos no enfrentamento da violência contra a mulher, por pesquisadores acadêmicos na elaboração de estudos sobre o tema, e pela sociedade de maneira geral, que pode acompanhar as estatísticas e cobrar providências do poder público. Dessa forma, o OVM/SC está contribuindo para conferir mais transparência a um tema tão delicado e que precisa de ações urgentes para a sua solução”, afirma a Procuradora-Geral Adjunta do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC) e integrante do comitê gestor do OVM/SC, Cibelly Farias.
Conheça o OVM/SC
Criado em março de 2021, o Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina (OVM/SC) é um sistema integrado de informações que permitem a elaboração, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas e ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra as mulheres. Ele é formado por membros de diferentes órgãos estaduais e, dessa forma, conecta as redes de atendimento e serviços de proteção às mulheres em Santa Catarina.
A implementação do observatório foi uma das recomendações da auditoria no sistema de proteção à mulher vítima de violência em SC — proposta pelo MPC/SC em março de 2019 e realizada pelo TCE/SC —, que avaliou a aplicação da legislação em relação a combate, prevenção, assistência e garantia de direitos.
Participantes do OVM/SC
O comitê gestor do OVM/SC é formado por membros dos seguintes grupos e órgãos:
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Conselho Estadual dos Direitos da Mulher
Defensoria Pública de Santa Catarina
Ministério Público de Santa Catarina
Ministério Público de Contas de Santa Catarina
Ordem dos(as) Advogados(as) do Brasil
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Secretaria de Estado da Educação
Secretaria de Estado da Saúde
Secretaria de Estado da Segurança Pública, representada pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros
Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina