Quase 14 mil alunos estão fora da sala de aula em Santa Catarina

Levantamento inédito realizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), com apoio do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e da Undime mapeou o processo de retomada das aulas presenciais nos municípios catarinenses. Os dados mostram que chega a 13,7 mil o número de alunos fora da sala de aula. O levantamento inclui matriculados em creches, pré-escola, em todo o ensino fundamental, no ensino médio e nas unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede pública municipal.

Os resultados foram apresentados na tarde desta terça-feira, 30 de novembro, em uma live com a presença de representantes das instituições parceiras no estudo. Os dados serão inseridos nos Painéis de Acompanhamento dos Planos de Educação e estarão à disposição dos gestores públicos para o desenvolvimento de ações para o ano letivo de 2022.

Destaco que esse levantamento foi um marco para o planejamento da educação catarinense. Desconheço outros trabalhos com esse nível de detalhamento nos demais Estados. Sugiro que os gestores municipais adotem ações a partir de agora levando em conta os dados levantados neste estudo, e parabenizo os técnicos envolvidos, desde a coleta dos dados até a compilação e análise. Agradeço também a Undime que trabalhou na conscientização dos gestores para o preenchimento dos questionários“, comentou a Procuradora-Geral de Contas de Santa Catarina, Cibelly Farias, durante a live desta terça-feira.

O número de estudantes que perderam o contato com a escola em decorrência da pandemia preocupa. De acordo com um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), concluído em novembro de 2020, somente no primeiro ano da pandemia pelo menos 172 mil alunos, entre 6 e 17 anos, abandonaram ou deixaram de frequentar as escolas no Brasil. O número de crianças e adolescentes fora da sala de aula no país subiu 12% nesse período.

Números do estudo em detalhe

Realizado pelos fiscais de controle externo Paulo Tefili Filho e Alexandre Thiesen Besci, o levantamento é resultado das respostas enviadas por todos os municípios catarinenses entre os dias 7 e 20 de outubro e levou em consideração quatro eixos: evasão e abandono escolar; retorno 100% presencial; avaliação diagnóstica e recuperação da aprendizagem; e programas educacionais desenvolvidos no município. Abaixo, alguns pontos do levantamento:

• 196 municípios (66%) têm decreto para o retorno às aulas presenciais;
  • 273 municípios estão com a educação infantil 100% presencial;
  • 285 municípios estão com os anos iniciais do ensino fundamental 100% presencial;
  • 174 municípios estão com os anos finais do ensino fundamental 100% presencial;
  • 14 municípios estão com o ensino médio 100% presencial;
  • 75 municípios estão com o EJA 100% presencial.
  • 285 (86%) informaram que realizaram avaliações para identificar lacunas de aprendizagem em razão da pandemia – 241 (82%) deles instituíram programas de recuperação de aprendizado.
  • 951 (10,35%) dos alunos das redes municipais estão em regime híbrido (parte do tempo na escola e parte do tempo em casa)
  • 36 municípios implantaram a estratégia de busca ativa do Unicef; 130 utilizaram formulário próprio de busca ativa; 206 utilizaram o Sistema Apoia; 9 não utilizaram qualquer estratégia de busca ativa; e 97 adotaram outras medidas para diminuir a taxa de evasão escolar em 2021.

Informações: Assessoria de Comunicação do TCE/SC