A Política de Gestão do Conhecimento do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC) foi publicada nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, no Diário Oficial (Portaria 36/2020). A plataforma tecnológica escolhida para gerenciar o conteúdo foi a Wiki, que permite o trabalho colaborativo dos servidores do MPC/SC, a consulta e atualização permanente das informações, fluxogramas e modelos de forma intuitiva e dinâmica.
Gestão do Conhecimento é o conjunto de ações e mecanismos que incentivam a sistematização das informações e conhecimentos da instituição, englobando etapas desde sua criação até seu armazenamento e disseminação. Ao criar uma política de gestão do conhecimento, o MPC/SC busca desenvolver e incentivar a cultura da criação e disseminação do conhecimento entre os servidores, entre instituições e entre esses e a sociedade. Além disso, o objetivo também é garantir mecanismos formais de retenção e transferência do conhecimento tácito e explícito das atividades-meio e atividades-fim da instituição. Consequentemente, se amplia a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados pela instituição no combate à má gestão de recursos públicos.
De acordo com a política criada, o MPC/SC terá o Comitê Estratégico de Gestão do Conhecimento, composto pelos Procuradores de Contas, e a Unidade Central de Gestão do Conhecimento, composta por três servidores ativos do MPC/SC. Na estrutura de governança, o Comitê terá função estratégica, de planejamento e supervisão. Já a Unidade terá a responsabilidade de coordenar e acompanhar a execução do trabalho junto aos servidores, oferecendo apoio técnico, treinamento e elaborando relatório anual dos resultados obtidos.
Entre as primeiras ações que serão implementadas está a criação do Manual de Rotinas e Procedimentos, um documento descritivo das principais atividades desenvolvidas pelos diversos setores nas áreas-meio e áreas-fim, contendo, entre outras informações consideradas pertinentes pelos responsáveis por sua elaboração, orientações sobre sistemas utilizados, processos, fluxos, periodicidade de tarefas, formalidades a serem observadas e modelos de documentos.
Outra medida da Política de Gestão do Conhecimento é a identificação dos perfis funcionais dos servidores para melhor aproveitamento das habilidades e potenciais do corpo funcional.
O grupo de trabalho responsável pela criação da política teve o cuidado de especificar os modelos para o manual, o questionário para a identificação dos perfis, além de questionários de avaliação dos documentos e também avaliação dos eventos de treinamento e capacitações realizados pelos servidores. Todos esses modelos, bem como a íntegra da Política de Gestão do Conhecimento, estão disponíveis na Portaria MPC/SC 36/2020.