O Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC) aderiu ao movimento internacional Outubro Rosa. Durante o mês de outubro, a comunicação entre os servidores e entre o órgão e a sociedade lembrará a importância de compartilhar informações científicas sobre o controle do câncer de mama. O logotipo do órgão ministerial mudará de cor neste mês, adotando os tons de rosa e toda semana informações sobre o tema serão divulgadas. Passada a campanha, voltaremos ao nosso padrão de identidade visual.
O movimento internacional Outubro Rosa começou na década de 1990 com a Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Em Santa Catarina, o Outubro Rosa foi instituído pela Lei n. 16.028/2013. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades.
Perguntas e respostas sobre o câncer de mama:
O que é câncer de mama?
É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início.
Como é possível descobrir a doença cedo?
Por meio da realização de alguns exames, principalmente do exame clínico das mamas e da mamografia. Todas devem ter cuidados com sua saúde, mas, para o controle do câncer de mama, algumas mulheres devem realizar exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações em suas mamas. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura.
Quais são os principais sintomas?
- Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor.
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja.
- Alterações no bico do peito (mamilo).
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou axilas.
Quem deve fazer exames periodicamente?
Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um posto de saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde anualmente. Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos. O risco de câncer de mama aumenta com a idade.
E as mulheres com história familiar de câncer de mama?
Uma parte delas tem herança genética e, por isso, é importante que procurem o médico para avaliar seu risco de desenvolver a doença. A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano.
O que é o exame clínico das mamas?
É o exame em que o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas de sua paciente na busca de nódulos ou outras alterações.
O que é mamografia?
É uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. É feita uma compressão das mamas para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama em fase inicial.
E o que a mulher pode fazer?
Conhecer o que é normal em suas mamas e ficar atenta para eventuais alterações. Se observar alguma alteração, a mulher deve procurar imediatamente um médico.
Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)