O grupo de trabalho responsável pela realização da primeira pesquisa de clima organizacional do MPC/SC compilou os dados e divulgou o resultado do questionário. De um universo de 55 servidores públicos, incluindo os três procuradores, 27 pessoas responderam o questionário, que continha 47 perguntas. O resultado foi apresentado à Procuradora-Geral do MPC/SC e, agora, o grupo tem a incumbência de preparar um plano de ambiência a partir dos resultados.
Veja a íntegra do documento com os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional no MPC/SC
A Pesquisa Clima é um instrumento de gestão que avalia o grau de satisfação dos funcionários ou servidores de uma instituição. Para que os servidores respondam às perguntas de forma honesta, o questionário é anônimo. No caso do MPC/SC, o questionário foi aplicado duas vezes. No primeiro momento, em agosto de 2019, a adesão foi pequena. O grupo avaliou que algumas perguntas poderiam identificar o servidor e este poderia ser o motivo da baixa adesão. O questionário foi adaptado e reaplicado em outubro de 2019. A partir do resultado, será proposto um plano de ambiência, que são ações para melhorar os pontos fracos identificados na pesquisa.
De uma maneira geral, a pesquisa mostra um bom clima organizacional no MPC/SC. O resultado mostra que 88,9% dos respondentes estão satisfeitos em trabalhar no órgão e 11,1% se consideram satisfeitos na maioria das vezes. Com relação ao resultado do trabalho, 63% acreditam que a atuação no MPC/SC traz resultados positivos para a sociedade e 3,7% concordam parcialmente com esse posicionamento.
Entre os quesitos com avaliação negativa estão separação do lixo produzido na organização e manutenção de móveis, utensílios e equipamentos. Nesses dois quesitos, houve avaliação negativa por parte dos respondentes. Outro ponto avaliado negativamente por 7,4% dos respondentes é sobre aperfeiçoamento profissional. A pergunta era “O MPC oferece apoio se eu desejar realizar um aperfeiçoamento profissional (curso superior, pós-graduação etc)?”. Por fim, o quantitativo de servidores foi outro ponto que merece atenção: 3,7% responderam que não há servidores suficientes para atender a diversidade de atividades no setor em que trabalham.