Agende-se: SC vai sediar o IV Simpósio Nacional de Educação (Sined) de 9 a 11 de agosto

Santa Catarina será sede do IV Simpósio Nacional de Educação (Sined), de 9 a 11 de agosto. Realizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) em parceria com o Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB), o evento vai ocorrer no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Além do IV Sined, será realizado conjuntamente o III Encontro Nacional dos Promotores e Promotoras de Justiça da Educação, organizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Os encontros são destinados a membros e técnicos dos Tribunais de Contas e Ministério Público, gestores estaduais e municipais da educação, integrantes dos conselhos da área da educação, profissionais e pesquisadores. A inscrição é gratuita, e o limite é de 460 participantes.

O Sined é um evento consolidado no calendário dos Tribunais de Contas e tem por objetivo integrar agentes de controle, gestores e pesquisadores da área da educação, a fim de buscar soluções conjuntas para os principais desafios da política educacional. Por esse motivo, os painéis são organizados de forma a mesclar diferentes perfis e visões, o que enriquece a perspectiva do debate e a atuação do controle, tornando-o mais dialógico e responsivo às demandas da educação.

Na edição deste ano, o Sined reforçará o diálogo entre os vários atores da educação e os Tribunais de Contas. A realização do evento juntamente com o III Encontro Nacional dos Promotores e Promotoras de Justiça da Educação pretende reforçar os caminhos de uma agenda comum da gestão e controle na educação.

Palestras

– Regime de colaboração e garantia de qualidade na educação: possibilidades e desafios;

– Educação e desigualdade no Brasil;

Painéis

– Acesso à escola, recuperação de aprendizagem e estratégias de gestão;

– Educação e intersetorialidade de políticas públicas;

– O controle social na educação: experiências nacionais e internacionais;

– Formação docente e avaliação de resultados na educação;

– Planejamento, alocação de recursos e uso de dados na política de educação;

– Acesso à educação infantil, financiamento e padrão de qualidade;

– Aspectos controvertidos do Fundeb;

– Perspectivas para a valorização dos profissionais da educação.