Em 2019, o MPC/SC colocou em prática um plano de ações para rever fluxos de trabalho, rotinas e processos internos. O objetivo é melhorar os serviços oferecidos à sociedade, sem aumentar os custos da organização. O Plano de Ação 2019 traçou 60 metas divididas entre 10 Objetivos Estratégicos e 19 Ações e em 4 Perspectivas (Sociedade, Institucional, Gestão de Pessoas e Processos Internos). Todos os servidores se envolveram no processo.
Foi a primeira experiência do MPC com esse tipo de instrumento de gestão. Após um ano de trabalho, o balanço mostrou que 58% das metas foram concluídas, 23% passaram por reformulações e foram incorporadas ao Planejamento Estratégico 2020/2023 e 19% terão a execução finalizada em 2020.
“Avalio como positivo esse resultado. Foi o primeiro plano de ação que fizemos e todos se empenharam em cumprir as metas, mas muita coisa teve de ser ajustada durante o caminho. Essa flexibilidade para adaptar o planejado à realidade é muito importante também. Agora, vamos seguir com o Planejamento Estratégico para os próximos quatro anos, com revisões constantes”, comenta a Procuradora-Geral de Contas, Cibelly Farias.
O Plano de Ação MPC 2019 é a síntese de um processo de crescimento e de amadurecimento institucional. É resultado da constatação de que ações isoladas e descontínuas acabam por resolver problemas pontuais, mas não sistêmicos. Além disso, muitas informações são perdidas no processo, impedindo a aprendizagem organizacional. Por isso, a decisão em definir perspectivas, objetivos, ações e metas amparados no propósito, missão e visão de futuro do MPC/SC.
O Plano de Ação foi concebido por um Grupo de Trabalho (Portaria MPC no 70/2018) formado por três servidores e supervisionado pela Procuradora-Geral de Contas, que designou a Diretora de Contas Públicas para acompanhar trimestralmente a execução do planejado.
O processo de elaboração do Plano de Ação 2019 começou em novembro de 2018 com um levantamento, feito pelo Grupo de Trabalho, sobre os planos de gestão e os planejamentos divulgados por outros Ministérios Públicos de Contas, outros ramos do Ministério Público Brasileiro e Tribunais de Contas estaduais. Em um segundo momento, o Grupo de Trabalho adaptou uma metodologia para o MPC de Santa Catarina. Por fim, o Grupo reuniu os servidores do MPC, apresentou o projeto e colheu sugestões dos diferentes setores do órgão.
Optou-se por uma metodologia que permitisse a consolidação de um plano de ação em um curto espaço de tempo para atender à demanda do MPC para o ano de 2019.