A Procuradora-Geral Adjunta do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), Cibelly Farias, foi uma das palestrantes do painel “Políticas Públicas para Igualdade de Gênero”, nesta quinta-feira (15/8), durante o XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas. Também fez parte da mesa a advogada e coordenadora geral das comissões da OAB/SE, Roseline Morais. A mediadora foi a presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheira Suzana Azevedo. O evento segue até esta sexta-feira (16/8), em Aracaju (SE).
Ainda na quinta-feira (15/8), o conselheiro substituto do TCE/SC, Gerson Sicca, foi um dos debatedores do painel “Educação como redutora de desigualdades”. O Procurador-Geral do MPC/SC, Diogo Ringenberg, também prestigia o fórum, que tem como tema “Nosso trabalho transformando vidas”. O objetivo do evento é envolver o público no debate sobre a importância das políticas públicas que concretizam os direitos fundamentais. Também é evidenciado o trabalho dos servidores públicos, que viabilizam a implementação dessas políticas, transformando, assim, a vida das pessoas, especialmente das mais vulneráveis.
Entre os temas discutidos estão educação, assistência social, acessibilidade, meio ambiente e primeira infância. A perspectiva que norteia os debates considera o protagonismo da cidadania, a busca contínua da excelência nos serviços públicos, a máxima eficiência e a integridade no uso dos recursos do erário; tudo isso em prol da sociedade.
O fórum é voltado a procuradores de contas, conselheiros, conselheiros-substitutos, gestores públicos, servidores públicos e a sociedade em geral. A programação conta com palestrantes comprometidos com o projeto constitucional, no combate a todas as formas de desigualdades, sociais e regionais; e na promoção de uma agenda de equidade, garantidora dos padrões de dignidade devidos a todos os brasileiros.
A promoção do XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE e MPC/SE).