Procurador-Geral, Diogo Ringenberg, participa do congresso “Povos Originários e Direitos Humanos”

O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), Diogo Ringenberg, participa do II Congresso “Povos Originários e Direitos Humanos”, organizado pelo Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR). Com o tema “Amazônia: A Última fronteira entre os direitos de um país sustentável e a defesa indigenista”, o evento começou na quinta (17) e segue até esta sexta-feira (18) no Teatro Municipal de Boa Vista. A programação também tem transmissão ao vivo no canal do YouTube da Assembleia Legislativa de Roraima. Preservação ambiental, combate à crise humanitária yanomami, crime organizado e garimpo ilegal são alguns dos temas a serem debatidos.

Entre os palestrantes confirmados estão a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana; o presidente da Associação Urihi Yanomami, Júnior Yanomami; o secretário adjunto de estado dos Povos Indígenas, Dilson Ingarikó; a secretária do Movimento Mulheres Indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Kelliane Cruz; o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas, Cézar Bandiera; o vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio; a jornalista e palestrante Giuliana Morrone; a jornalista Valéria Oliveira, do Portal G1 Roraima e vencedora do prêmio Vladimir Herzog; além de mediadores e representantes do Tribunal de Contas de Roraima e da imprensa roraimense.

Durante o congresso, será entregue a Medalha Cruviana, para parceiros que colaboraram com o desenvolvimento da instituição. Na primeira edição do evento, em outubro do ano passado, o Procurador de Contas Diogo Ringenberg foi agraciado com a honraria. A segunda edição do congresso marca ainda os 15 anos desde a nomeação do primeiro procurador de Contas em Roraima.

O evento é voltado para profissionais e acadêmicos dos cursos de Direito, Relações Internacionais, História, Antropologia, Ciências Sociais, Gestão Ambiental, Gestão Territorial Indígena, Filosofia, Letras, Comunicação Social, Artes Visuais, Comércio Exterior, Segurança Pública e interessados pelo tema em geral, além de servidores do Ministério Público de Contas e Tribunais de Contas do país. Os acadêmicos inscritos vão poder contar com certificado de participação para compor horas complementares, mediante comprovação de presença.

Veja como foi o primeiro dia do congresso:

Skip to content