MPC pede suspensão imediata do processo de compra de 200 respiradores e a devolução de R$ 33 milhões aos cofres públicos de SC

Covid 19 CoronavírusO Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC) protocolou, nesta terça-feira, dia 28 de abril, representação junto ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) pedindo a imediata suspensão do processo de dispensa de licitação 754/2020 e do contrato dela decorrente. O contrato em questão é referente a compra de respiradores pela Secretaria da Saúde de Santa Catarina. O Estado gastou R$ 33 milhões na compra de 200 respiradores que não foram entregues. A denúncia é do site The Intercept Brasil.

Como medida preventiva, o MPC/SC pede a suspensão do processo e do contrato, a devolução dos valores pagos antecipadamente, a realização de diligências para possível tomada de contas por parte do TCE/SC e compartilhamento das informações com o Ministério Público de Santa Catarina para adoção das providências de sua competência.

As denúncias por parte da imprensa são muito graves e precisam ser apuradas com urgência. Até que se esclareçam os fatos, precisamos garantir que esse dinheiro retorne aos cofres públicos. Por isso, decidimos protocolar Representação junto ao TCE com pedido de liminar para suspender os efeitos da dispensa de licitação e, consequentemente, do contrato”, explica a Procuradora-Geral de Contas, Cibelly Farias.

Confira a íntegra da Representação do MPC/SC ao TCE/SC:

Skip to content