A Ouvidoria do MPC/SC completa hoje, dia 27 de março, um ano de funcionamento. Neste um ano de trabalho, muita coisa mudou na relação entre MPC/SC e o cidadão. Além de receber as diferentes manifestações da sociedade (denúncia, reclamação, elogio, sugestão, solicitação de previdências e pedidos via Lei de Acesso à Informação), a Ouvidoria também se esforça para que as ações do MPC/SC sejam transparentes ao cidadão.
Além de realizar nossas tarefas diárias com eficiência e eficácia, temos a obrigação de prestar contas à sociedade. Afinal, é para ela que trabalhamos. E a Ouvidoria é um dos canais usados pelo MPC/SC para se comunicar com a sociedade.
Neste um ano de funcionamento, a equipe da Ouvidoria (Gisiela, Deborah, Camila e Marita) faz um balanço positivo do trabalho. De todas as manifestações recebidas, quase todas foram respondidas dentro do prazo. Apenas uma delas passou do prazo. Os servidores que atuam diretamente no atendimento às solicitações, tanto nos gabinetes como na área meio, não poupam esforços em dar o melhor encaminhamento às demandas.
A proposta do MPC/SC para sua Ouvidoria foi reconhecida como um bom exemplo de gestão pública em dois momentos: no III CIDESP – Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público, realizado em Florianópolis, em setembro de 2019; e no VII Encontro Brasileiro de Administração Pública – EBAP 2020, que ocorrerá este ano em Brasília em data a ser confirmada após o fim da pandemia.
Isso não significa que não há o que melhorar na Ouvidoria do MPC/SC. O Planejamento Estratégico MPC/SC 2020-2023 traz metas quantitativas e qualitativas para a Ouvidoria. A equipe terá de pensar em modelos de avaliação, novas formas de interação com a sociedade e maneiras mais eficientes de atender às manifestações.
Se você tem sugestões para a Ouvidoria do MPC/SC, não hesite em enviar pelo formulário de sugestões da própria Ouvidoria: https://www.mpc.sc.gov.br/sugestao/, pelo WhatsApp: (48) 3221-3962 ou por e-mail: ouvidoria@website-mpc.apps.okd4.ciasc.sc.gov.br.