Quem é o Gerente de Recursos Humanos do MPC/SC, quais as responsabilidades desta gerência e quem integra a equipe?

O Gerente de Recursos Humanos coordena as atividades da Gerência de Recursos Humanos (GRH) no Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC). Atualmente, o servidor que ocupa este posto é Luiz Henrique Vieira. Formado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2010, Luiz ingressou no MPC/SC por meio de concurso público em 2015 e, desde 2019, é Gerente de Recursos Humanos da instituição. Além da graduação em Engenharia de Controle e Automação, Luiz concluiu o curso de Ciências Contábeis em 2020 e, recentemente, em junho deste ano, concluiu a pós-graduação em Gestão, Governança e Setor Público.

Hoje, a equipe da GRH conta, além do gerente Luiz, com mais dois servidores efetivos: Rhaliman Silva Chede (Analista de Contas Públicas com formação em Economia) e Sérgio de Monaco Santos (Analista de Contas Públicas com formação em Administração).

No MPC/SC, as atribuições do Gerente de Recursos Humanos passam por administrar o sistema de pessoal, planejar, coordenar, propor e executar as políticas de gestão de pessoas. Além disso, a GRH é responsável pela elaboração e o registro de atos de nomeação, aposentadoria, exoneração, concessão de vantagens, controle dos cargos e vagas, registros e controle da frequência e confecção da folha de pagamento. Tudo isso voltado aos Procuradores e servidores ativos e inativos. O Programa de Estágio do MPC/SC também é de responsabilidade da GRH.

’Gosto de pensar no MPC como um relógio de ponteiros.  A missão do relógio é informar a hora corretamente através de seus ponteiros. No MPC, esses ponteiros seriam os Procuradores e a área fim da instituição, que trabalham diretamente a missão de garantir a responsabilidade fiscal e a boa gestão dos recursos públicos, em defesa da sociedade. Internamente, o relógio possui diversas pequenas engrenagens, que auxiliam os ponteiros em sua missão. É assim que gosto de enxergar a GRH e as demais estruturas que compõem a área meio do MPC: como engrenagens que, fazendo seu trabalho com responsabilidade e dedicação, auxiliam os ponteiros a fornecer a hora da forma mais precisa possível”, comenta Luiz.

O Gerente de Recursos Humanos do MPC/SC explica, ainda, que a rotina de trabalho é composta por demandas fixas como a folha de pagamento, os registros da vida funcional dos servidores, ingresso de membros, servidores e estagiários, os afastamentos, as progressões funcionais, as capacitações e aposentadorias. Há também demandas esporádicas em processos que envolvem matérias afetas à GRH. Nesses casos, a Gerência fornece as informações solicitadas.

O principal papel do gerente, diante desse volume de trabalho, é coordenar as atividades de gestão de pessoas, estabelecendo prioridades, distribuindo tarefas, fazendo reuniões para debater temas ou esclarecer dúvidas e dando encaminhamento/sequência aos processos que tramitam pela GRH.

Saiba mais sobre a estrutura do MPC/SC em https://www.mpc.sc.gov.br/organograma/.