MPs de Contas planejam ações estratégicas de forma conjunta em todo o Brasil

gestao estrategica ampcon reuniao sp 21 junho 2018 1Procuradores de contas de todo o país se reuniram nesta quinta-feira, 21 de junho, em São Paulo para mais uma etapa do plano de gestão estratégica do Ministério Público de Contas. Iniciado em 2017, o trabalho entra, agora, na fase de execução. “Concluímos a primeira etapa da gestão estratégica com boas ferramentas para executarmos ações nacionais voltadas ao combate à má gestão pública. O grande desafio virá agora, com a execução das ações planejadas”, comenta a Procuradora-Geral Adjunta do Ministério Público de Contas de Santa Catarina, Cibelly Farias Caleffi.

Integrantes do Ministério Público de Contas da União, Estados e Municípios tem trabalhado de forma conjunta para estruturar o plano de gestão estratégica da instituição em todo o país. A ideia é um plano nacional e articulado entre os órgãos. “Tem sido um trabalho árduo, mas tenho certeza que será um marco para o MP de Contas. Estamos revigorados e dispondo de ferramentas para atuar de forma organizada em todo o país”, explica Cibelly.

gestao estrategica ampcon reuniao sp 21 junho 2018 5No encontro em São Paulo, foram definas ações para o próximo semestre em todos os Ministérios Públicos de Contas. Um dos eixos de trabalho é a comunicação interna na organização, com sensibilização e compartilhamento de informações com todos os servidores.

O método usado pelos MPs de Contas para estruturar o plano de gestão estratégica voltado a resultados foi desenvolvido em parceria com a empresa Cogni-MGR, que presta consultoria à Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON). No caso dos MPs de contas, optou-se pela gestão estratégica, voltada a instituições que estão começando a se estruturar. Esse instrumento vai auxiliar no reposicionamento institucional do Ministério Público, nacionalmente. Na gestão estratégica, são mapeados os propósitos da instituição (o que a organização está disposta a fazer), é definida uma visão de futuro e os planos de ação para o primeiro, segundo e terceiro ano.