MPC/SC prestigia posse do IRB, da Atricon e da Audicon, em Brasília

O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC/SC), Diogo Ringenberg, representou a instituição em eventos em Brasília ao longo da semana. Ele participou da solenidade de posse da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), na manhã de quarta-feira (21). Também prestigiou as cerimônias de posse do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), realizadas na terça-feira (20). A solenidade do IRB ocorreu durante a manhã, já o evento da Atricon foi realizado na parte da tarde. 

O conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) Gerson dos Santos Sicca foi empossado no cargo de diretor de Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Audicon, para o biênio 2024/2025. Outros dois conselheiros tomaram posse na diretoria do IRB. O conselheiro José Nei Ascari, que é vice-presidente da Corte catarinense, exercerá a função de diretor de Desenvolvimento Institucional. Já o conselheiro Luiz Eduardo Cherem assume como conselheiro fiscal da entidade. 

Na diretoria da Atricon, o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior foi reeleito como Vice-Presidente de Relações Internacionais. 

Adesão ao Projeto Comunica

Também em Brasília, Ringenberg acompanhou o evento “Diálogos Atricon”, na segunda-feira (19). Na ocasião, o TCE/SC formalizou a adesão ao Projeto Comunica, desenvolvido pela Atricon, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa — assinada pelo conselheiro Aderson Flores — busca ampliar o acesso a informações do controle externo à população.

Reunindo cerca de 150 pessoas no auditório do Edifício Ion, o  “Diálogos Atricon” marcou o encerramento da gestão 2022-2023 da entidade. O evento contou com a palestra “Desinformação e crise de confiança: como reverter”, proferida pelo presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech.

Ao longo da programação, foram realizados os lançamentos do site e do e-book que reúnem as boas práticas dos Tribunais de Contas identificadas por meio do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC). Na ocasião também ocorreu a instalação do Conselho Consultivo da Atricon e a apresentação do Relatório de Gestão da entidade.

 

Pular para o conteúdo