MPC/SC dá início ao mapeamento dos processos internos

O MPC/SC tem mapeados e modelados o fluxo de Prestação de Contas Anuais do Município prestadas pelo Prefeito (PCP) do gabinete do Procurador-Geral Adjunto de Contas, Aderson Flores; o fluxo de Aposentaria, Pensão e Auxílio especial do gabinete da Procuradora-Geral de Contas, Cibelly Farias; e os fluxos padrões referente à maioria dos processos oriundos da Corte de Contas dos três gabinetes do órgão. A comissão designada para realizar o mapeamento dos processos internos finalizou essa primeira etapa do trabalho esta semana.

Decidimos iniciar o mapeamento pela área fim do órgão ministerial, que são os gabinetes, e a ferramenta que elegemos para desenho dos fluxos foi o software Bizagi, uma plataforma digital que permite a modelagem de processos de acordo com a metodologia de processos BPMN – Business Process Model and Notation,  usualmente utilizada nos órgãos e empresas para o desenho de processos através de ícones padronizados”, explica o coordenador da comissão Sérgio de Monaco Santos.

Além do servidor Sérgio, a comissão é composta também por Luiz Henrique Vieira, Giovanna Wain San Lau, Fernanda Maria Besem Couto e Tamila Cavaler Pessôa de Mello (Portaria MPC nº 27/2020). O mapeamento de processos foi iniciado em julho deste ano e integra a Ação 13.3 do Planejamento Estratégico 2020-2023.

O mapeamento de processos é um instrumento de gestão usado para identificar e representar as etapas que compõem o fluxo de trabalho dentro de uma organização. De uma forma simplificada, mapeamento de processos é “colocar no papel o que fazemos na prática”. É um trabalho árduo porque é necessário descrever todos os procedimentos internos do órgão, mas é de extrema relevância. Com o mapeamento, é possível, por exemplo, repensar algumas práticas para tornar o MPC/SC mais eficientes. No serviço público, isso pode representar economia de recursos e melhores serviços ao cidadão.

 

FLUXO DE APE E PPA – GABINETE DRA. CIBELLY FARIAS

FLUXO DE APE E PPA - GABINETE DRA. CIBELLY FARIAS

FLUXO PCP GABINETE DR. ADERSON FLORES

FLUXO PADRÃO – GABINETE DR. DIOGO ROBERTO RINGENBERG

FLUXO PADRÃO - GABINETE DR. DIOGO ROBERTO RINGENBERG

FLUXO PADRÃO – GABINETE DR. ADERSON FLORES

FLUXO PADRÃO - GABINETE DR. ADERSON FLORES

FLUXO PADRÃO – GABINETE DRA. CIBELLY FARIAS

FLUXO PADRÃO - GABINETE DRA. CIBELLY FARIAS

Skip to content