MPC/SC apoia a campanha Setembro Amarelo® – Agir Salva Vidas

Todos os anos, o Brasil registra 12 mil suicídios. No mundo, são cerca de 1 milhão de mortes anualmente. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Para prevenir essas mortes, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza a campanha Setembro Amarelo® Agir Salva Vidas. O Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC) apoia a campanha.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. No Brasil, os casos passam de 12 mil, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade.

Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública. Estudos apontam que quase a totalidade dos óbitos por suicídio estão associados a um transtorno psiquiátrico que não foi tratado adequadamente ou sequer identificado e acompanhado. Por isso, a campanha busca conscientizar a população sobre a importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, visando contribuir para a redução desses números alarmantes.

É preciso, portanto, falar sobre suicídio de maneira responsável e com base em informações corretas.  Algumas medidas eficazes para a prevenção já são evidenciadas em pesquisas internacionais, como o treinamento de médicos para identificar e encaminhar corretamente episódios de depressão e o tratamento/acompanhamento de paciente após alta hospitalar de internação ou atendimento em posto de saúde devido a tentativa de suicídio.

Para mais informações sobre a campanha, acesse o site oficial www.setembroamarelo.com.

Skip to content