Integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública em SC planejam ações para 2024

Os participantes da Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina reuniram-se na tarde desta sexta-feira (02) na sede do Ministério Público de Contas (MPC/SC). O primeiro encontro do ano — conduzido pelo presidente da entidade, Procurador-Geral de Contas do MPC/SC, Diogo Ringenberg — teve como pauta principal o planejamento das ações para 2024. Entre os temas elencados como prioritários neste ano estão educação, governança, transparência pública, controle social e controle interno nos municípios.

“Quando os órgãos públicos atuam em parceria uns com os outros, concretiza-se o princípio constitucional da eficiência. Com isso, é possível fazer mais pela sociedade com o mesmo recurso, otimizando o trabalho”, afirmou o Procurador Diogo Ringenberg. “Pretendo dar a minha contribuição para que a ideia de atuação em rede dos órgãos de controle continue forte em Santa Catarina”, completou.

Criada em 2009 pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a Rede de Controle da Gestão Pública congrega instituições públicas e da sociedade civil organizada no intuito de discutir ações que buscam o aprimoramento da efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. Em Santa Catarina, os integrantes da Rede reúnem-se mensalmente para acompanhar as ações realizadas pelos grupos de trabalho constituídos e para definir estratégias de ações conjuntas.

Veja a lista dos órgãos que integram a Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina:

Controladoria-Geral da União (CGU)

Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC)

Ministério Público Federal (MPF)

Ministério Público do Estado (MPSC)

Ministério Público de Contas (MPC/SC)

Tribunal de Contas da União (TCU)

Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC)

Polícia Federal (DPF)

Polícia Civil (PCSC)

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)

Receita Federal do Brasil (RFB)