CNPGC e AMPCON dialogam sobre atuação conjunta em 2022

Na noite desta terça-feira, 31 de maio, membros do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas – CNPGC e da Associação Nacional do Ministério Público de Contas – AMPCON realizaram reunião virtual para alinhamento das próximas ações a serem empreendidas neste ano.

Estiveram presentes o Presidente do CNPGC, Dr. Thiago Pinheiro Lima; o Presidente da Ampcon, Dr. José Américo da Costa Júnior; a Procuradora-Geral do MPC-SC e Vice-Presidente do CNPGC da Região Sul, Dra. Cibelly Farias; o Procurador-Geral do MPC-PA e Vice-Presidente do CNPGC da Região Norte, Dr. Patrick Bezerra Mesquita e o Procurador-Geral do MPC-RO e Tesoureiro do CNPGC, Dr. Adilson Moreira de Medeiros.

A pauta do encontro foi o delineamento e a instrumentalização para efetiva atuação conjunta das duas entidades. Deliberou-se a elaboração de portarias para o estabelecimento de Comissões Temáticas de Educação e de defesa de Prerrogativas da Carreira. Também se ponderou a implementação de uma comissão voltada ao apoio institucional junto ao Poder Legislativo.

Os Procuradores mencionaram a necessidade de se retomar a agenda ordenada do ENAMPCON (Encontro Nacional do Ministério Público de Contas), como a realizada em 2021. Tal coordenação possibilitará o balanço acerca das ações desempenhadas pelos 4 grupos temáticos (Inteligência – Estruturação; Boas Práticas, Comunicação e Inteligência – Execução), e a escolha pela continuidade ou encerramento de cada grupo.

Quanto ao tema “Inteligência – Execução”, a Procuradora Dra. Cibelly Farias, coordenadora do grupo, propôs a realização de um encontro nacional no mês de agosto, em Santa Catarina, objetivando a capacitação de membros e servidores sobre Inteligência e Tratamento de Dados no âmbito do Ministério Público de Contas.

Texto: CNPGC

Skip to content