No dia 12 de setembro de 2019 (quinta-feira), ocorrerá na cidade de Florianópolis, o “1º Ciclo de debates Mulheres na Arquitetura: CIDADES INCLUSIVAS PARA AS MULHERES- Etapa Santa Catarina”, organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), com apoio da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) e da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, bem como do Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/BR) e do Colegiado de Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina (CEAU-CAU/SC).
O evento inaugura uma intensa agenda de encontros itinerantes com o objetivo de consolidar uma política de equidade de gênero dentro do CAU e também a construção de cidades que atendam às necessidades das mulheres, o qual terá a seguinte PROGRAMAÇÃO:
Local: Plenarinho da ALESC (Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis/SC)
14h – Abertura com apresentação do tema (presença das deputadas)
15h – Oficina
Mediação: Daphne Besen e Paula Zacarias (Representantes do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU- Habitat)
17h – Encerramento da Oficina
18h – Café de acolhimento ALESC
18h30min – Mesa de abertura (Deputadas Estaduais + CAU/BR + CAU/SC + Deputadas Federais + Instituições convidadas)
19:30h – Roda de conversa com as palestrantes convidadas:
Palestrante 1: Paula Zacarias – Arquiteta e Urbanista. Analista de Programas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) – Escritório Regional para América Latina e o Caribe (ROLAC) – Brasil e Cone Sul – Escritório Alagoas.
Palestrante 2: Daphne Besen – Internacionalista. Analista de Programas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) – Escritório Regional para América Latina e o Caribe (ROLAC) – Brasil e Cone Sul – Escritório Alagoas.
Palestrante 3: Neila Janes Viana Vieira
– Arquiteta e Urbanista da Central de Projetos da SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Conselheira do CAU/MS.
19h30min – Roda de conversa com especialistas
20h30min – Debate/encaminhamentos
A falta de estrutura e segurança nas cidades brasileiras afeta ainda mais as mulheres. São elas que enfrentam o assédio no transporte público, o risco de abordagens violentas e sexuais e que convivem com a ineficiência dos equipamentos públicos para realização de suas atividades cotidianas e da família. Para refletir sobre estas e outras situações, sua participação é fundamental! As confirmações poderão ser feitas através do e- mail eventos@causc.gov.br, no telefone (48)3225-9599 (Fernando) ou ainda pelo link http://www.causc.gov.br/agenda/1o-ciclo-de-debates-mulheres-na-arquitetura-cidades-inclusivas-para-as-mulheres/