XV Congresso Nacional do Ministério Público de Contas reúne 200 participantes

O XV Congresso Nacional do Ministério Público de Contas reuniu cerca de 200 participantes no Centro Cultural Ariano Suassuna, unidade do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE/PB). Foram três dias de debates, palestras e trocas de experiências. Com o tema “Farol para o desenvolvimento sustentável”, o evento — que ocorreu de quarta (18) a sexta-feira (20), — contou com a presença de renomados especialistas, professores, autoridades e representantes do controle externo da administração pública. 

Com seis painéis e duas palestras, o congresso buscou fomentar ideias, debates e reflexões sobre as diversas dimensões do desenvolvimento sustentável. Entre os temas abordados estiveram a preservação do meio ambiente, a promoção da justiça social, a economia verde, a inclusão e a educação para a sustentabilidade.

O Ministério Público de Contas de Santa Catarina integrou a programação do congresso na quinta-feira (18). Durante a manhã, o Procurador-Geral, Diogo Ringenberg, presidiu o painel “O desafio na promoção do desenvolvimento sustentável na perspectiva ambiental”. Já no período da tarde, a Procuradora-Geral Adjunta, Cibelly Farias, participou como debatedora do painel “O desenvolvimento sustentável e a busca pela redução das desigualdades e inclusão social: acessibilidade”.

Ao longo das discussões no evento, foi destacada a importância do papel do Ministério Público de Contas na fiscalização e no combate a práticas que comprometem o desenvolvimento sustentável, como desmatamento ilegal e a má gestão dos recursos naturais. Os palestrantes também ressaltaram o papel da sociedade civil e da participação popular na construção de um desenvolvimento sustentável, a partir de ações de conscientização, educação e engajamento da sociedade – pilares fundamentais para promover mudanças de comportamentos e de hábitos.

A promoção do congresso foi da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), do Tribunal de Contas (TCE/PB) e do Ministério Público de Contas do Estado da Paraíba (MPC/PB). Na ocasião, foi realizado também o III Encontro Nacional de Comunicação do Ministério Público de Contas (ComMPC).

Assessores de comunicação dos MPCs participam de capacitação

Paralelamente à programação do XV Congresso Nacional do Ministério Público de Contas, foi realizado o III Encontro Nacional de Comunicação do Ministério Público de Contas. A proposta do evento foi reunir os assessores de comunicação dos MPCs, proporcionando a troca de experiências e oferecendo capacitação na área. A assessora de comunicação do MPC/SC, jornalista Ingrid Santos, esteve presente no encontro e participou das atividades.  

Na tarde de quinta-feira (19), a jornalista Nadja Rodrigues ministrou uma oficina de media training, em que abordou técnicas relevantes para o posicionamento diante da imprensa. Na sexta-feira (20) foi realizada uma roda de conversa entre os assessores de comunicação dos diferentes MPCs. Foi uma oportunidade de debates e compartilhamento de informações.

Skip to content