Procuradora-Geral do MPC/SC participa do talk show “As Mulheres mudam o mundo”

O papel das mulheres no sistema de controle externo foi tema do evento promovido, nesta segunda-feira, dia 29 de março, pelo Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM/GO). A Procuradora-Geral de Contas de Santa Catarina e Presidente do CNPGC, Cibelly Farias, participou da abertura do talk show.

É uma honra estar presente neste evento. Parabenizo a todos, especialmente às homenageadas Ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar (Presidente do TCU); Conselheira Cristiana de Castro Moraes (Presidente do TCE-SP); Conselheira Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins (Presidente do TCE-PI); Conselheira Mara Lúcia Barbalho da Cruz (Presidente do TCMPA) e Conselheira Maria de Lourdes Lima de Oliveira (Presidente do TCEPA). A diversidade qualifica o debate e permite chegar a soluções melhores para os problemas. De uma forma geral, os Ministérios Públicos de Contas são instâncias com certo equilíbrio entre mulheres e homens. Somos 167 procuradores em todo País, sendo 42 mulheres. Somos 32 Procuradores-Gerais de Contas, sendo nove mulheres. No CNPGC, tivemos, até hoje, oito mandatos e quatro deles foram conduzidos por Procuradoras de Contas. Ao olhar individualmente para cada Estado, entretanto, sabemos que ainda há muita desigualdade. Nos cargos onde as mulheres podem ascender via concurso público, percebemos equilíbrio. Mas em cargos onde há indicações por parte do Legislativo e Executivo, percebemos a ausência das mulheres“, comentou a Procuradora Cibelly Farias durante a abertura do evento.

O talk show “As Mulheres mudam o mundo” foi realizado em homenagem ao mês da mulher e contou com a participação da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Associação dos Tribunais de Contas (ATRICON), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACON), Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo (ANTC), Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Contas (CNPGC), Associação dos Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (ASTCON), Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) e Associação dos Auditores de Controle Externo do TCM (AUDITCM).

O evento pode ser revisto em https://www.youtube.com/watch?v=6mAaUSVrHIE.

Skip to content