Procuradora-Geral de Contas de Santa Catarina é homenageada pelo TCE/SC com a comenda Anita Garibaldi

A Procuradora-Geral de Contas de Santa Catarina e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), Cibelly Farias, foi homenageada, nesta quarta-feira, dia 11, com a Honraria do Tribunal de Contas do Estado. A comenda é concedida a pessoas que prestam relevantes serviços ao Sistema de Controle Público, ao combate à corrupção e ao aprimoramento das relações institucionais. A homenagem é composta por réplica, em miniatura, da “Estátua de Anita Garibaldi”, quadro “Proclamação da República Juliana”, além de um diploma.

É com sentimento de imensa gratidão que hoje participo desta cerimônia. Imagino que não deva ser tarefa fácil ao TCE selecionar os agraciados, já que temos tantos nomes de destaque no Controle Externo em todo o país. Por isso, mais uma vez repito: sinto-me muito grata e honrada pelo dia de hoje. Receber esta homenagem me fez refletir sobre meu papel como procuradora de contas em Santa Catarina, sobre o papel de tantas mulheres que, diariamente, executam suas tarefas com responsabilidade, e sobre o papel de nossa heroína Anita Garibaldi. Somos catarinenses que lutamos, diariamente, por uma vida melhor, um futuro melhor para as próximas gerações, um mundo mais justo, com mais oportunidades e menos corrupção”, disse a Procuradora em um trecho de seu discurso de agradecimentos.

Além da Procuradora-Geral de Contas, foram homenageados também: a presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar; o presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (TCM/GO); presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE/PB); presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), conselheiro Thiers Vianna Montebello (TCM/RJ); o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Lelis Bonilha (TCE/PR); os conselheiros Valdecir Fernandes Pascoal (TCE/PE), Edilson de Sousa Silva (TCE/RO) e Sebastião Helvecio Ramos de Castro (TCE/MG).

A sessão especial telepresencial em homenagem ao bicentenário de nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro — Anita Garibaldi —, a ser celebrado em 30 de agosto, foi transmitido pelo canal do Youtube do TCE/SC e pode ser revisto em https://www.youtube.com/watch?v=ENGhJLcNmQs. Além da entrega das honrarias, foram inaugurados o Jardim, a Galeria e a Estante de Anita.

O Jardim, a Galeria e a Estante de Anita fazem parte da exposição permanente que o TCE/SC está organizando na sede da Instituição, em Florianópolis, em função dos 65 anos da Corte catarinense. Sob a coordenação da Comissão Organizadora das Atividades Comemorativas, estabelecida pelas Portarias 62/2020 e 274/2020, a exposição tem a curadoria das professoras doutoras Sandra Makowiecky e Juliana Crispe Pereira. A pesquisa histórica está sendo feita pela Dra. Nelma Baldin e o projeto cenográfico vem sendo executado pelo arquiteto Marcos Carioni de Castro.

Concebido a partir de referências que remetem à trajetória de Anita Garibaldi, desde sua cidade natal, Laguna, até o local de seu falecimento, Mandriole, na comuna italiana de Ravenna, em 1849, o Jardim está localizado no térreo do bloco A do prédio do Tribunal, em um pequeno pátio interno. Ao lado dele, está a Galeria, com a reprodução de quadros que têm relação com as narrativas sobre a heroína.

Já a Estante foi colocada na Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa, localizada no bloco A. O acervo é composto por obras em português de escritores de diversas nacionalidades — ao todo, são 41 livros, 9 periódicos e 1 gravação de vídeo —, que retratam a vida e os feitos de Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva e enaltecem os atos de bravura da lagunense durante as batalhas que enfrentou. Ela também lutou, no Brasil, contra a monarquia na campanha da Revolução Farroupilha, e, no Uruguai, pela independência e soberania daquele país; e se envolveu diretamente nos conflitos durante o processo de unificação da República da Itália.

Outra homenagem à heroína foi feita com a veiculação de dois clipes produzidos pelo Coral Hélio Teixeira da Rosa exclusivamente para a sessão, com as músicas “Saudades de Laguna”, de Pedro Raimundo, com solo da servidora Cristina de Oliveira Rosa, e “Anita Guerreira, heroína da Pátria Brasileira”, composta por Rogério Guilherme, que executa o solo. As duas têm o arranjo do regente Giovane Cascaes Pacheco.