A Procuradora-Geral Adjunta do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), Cibelly Farias, participou do Programa Internacional sobre Concepção, Coordenação e Avaliação de Políticas Públicas, realizado na sede em Paris, na França, do Institut National du Service Public (INSP) — antigo École National d’ Administration (ENA). O curso, que ocorreu de 22 a 26 de maio, tratou de temas como criação, implementação e sustentabilidade das políticas públicas; design universal aplicado às políticas públicas; medição e avaliação das ações públicas, com estudos de caso relacionados ao tema.
Com o apoio da Embaixada da França no Brasil, o programa é direcionado aos agentes públicos ocupantes de funções estratégicas na administração de países estrangeiros, além de funcionários de empresas públicas ou de organizações não governamentais. O objetivo foi o compartilhamento de novas possibilidades e ferramentas utilizadas para a implementação de políticas públicas, desde a concepção até a avaliação. A capacitação contou também com a participação de diversos representantes governamentais de países da Europa e do continente africano.
“As profundas transformações ocorridas na sociedade atual impõem novos modelos de condução de políticas públicas, que devem responder às necessidades atuais dos cidadãos. É indispensável adotar uma cultura de inovação e de avaliação, capaz de mensurar os efeitos práticos dos programas, a fim de auxiliar a tomada de decisão dos gestores públicos”, destaca a Procuradora-Geral Adjunta, Cibelly Farias.
“O programa foi uma oportunidade ímpar de conhecer as modernas práticas de planejamento, execução e controle de políticas públicas realizadas na França — um país que é referência quanto ao modelo de controle externo adotado no Brasil —, e de trocar experiências com agentes públicos de outros países que também buscam aperfeiçoamento nas ações de planejamento, execução e controle de suas políticas públicas”, concluiu.