Procuradora-Geral Adjunta, Cibelly Farias, homenageia conselheiro Fontes em sessão especial

A sessão ordinária híbrida do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) desta segunda-feira (03) foi marcada por homenagens ao conselheiro César Filomeno Fontes, que se aposentou ao completar 75 anos de idade. Estiveram presentes diversas autoridades, além de servidores, amigos e familiares de Fontes. A Procuradora-Geral Adjunta, Cibelly Farias, representou o Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC) durante a sessão especial e fez um discurso de homenagem e agradecimento.

Cibelly lembrou das boas-vindas de Fontes na posse dos Procuradores de Contas. (Foto: Guto Kuerten / Acom TCE/SC).

“Falar nesta solenidade tem para mim um significado especial: foi há 17 anos, em março de 2006, que eu tomava posse, aqui no no auditório Azul deste Tribunal, como Procuradora de Contas e, naquela ocasião, foi justamente o Conselheiro Fontes que me proferiu as boas-vindas. Lembro ainda hoje das palavras acolhedoras que recebemos daquele Conselheiro que havia sido, por mais de 23 anos, Procurador de Contas nesta Casa”, relatou Cibelly Farias.

A Procuradora de Contas ressaltou o importante papel desempenhado por Fontes no fortalecimento do Ministério Público de Contas em nível estadual e nacional: “Atuando na Associação Nacional do MP de Contas, dialogou incansavelmente com os parlamentares da Constituinte de 1988 para ter o reconhecimento e a consolidação das Procuradorias de Contas como efetivos órgãos de Ministério Público, no art. 130 da Constituição Federal”, afirmou.

A personalidade do homenageado também foi lembrada pela Procuradora: “Um homem cuja trajetória é marcada pela luta permanente na defesa do que é justo e correto. Marca-lhe também o caráter a sua profunda lealdade aos amigos. Outro traço característico de sua personalidade é o gosto pelo debate, do qual nunca se furtou. Conselheiro Fontes, é possível que as sessões se tornem um pouco menos acaloradas daqui para frente; mas tenha certeza que em muitos momentos seus posicionamentos serão lembrados e relembrados neste plenário”, declarou Cibelly Farias.

A Procuradora frisou o papel desempenhado por Fontes no fortalecimento do MPC. (Foto: Guto Kuerten / Acom TCE/SC).

Ao final de seu discurso, a Procuradora exibiu um vídeo do MPC/SC produzido em homenagem ao conselheiro aposentado. Na sequência, foi apresentado um outro vídeo, feito pela Associação dos Servidores do MPC/SC.

Sessão de homenagens

No início da sessão especial, foi mostrado um vídeo com diversos depoimentos a respeito do conselheiro aposentado, Cesar Fontes. Ele agradeceu pelas falas de cada um e discursou, relembrando momentos marcantes de sua trajetória no TCE/SC e no MPC/SC.

Em seguida, o coral Hélio Teixeira da Rosa se apresentou em homenagem a Fontes. Além disso, fizeram o uso da palavra o Presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus João De Nadal; o senador Esperidião Amin (PP-SC); o Vice-Presidente do TCE/SC, conselheiro José Nei Alberton Ascari; o Corregedor-Geral do TCE/SC; e o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

A sessão especial foi marcada pela emoção. (Foto: Guto Kuerten / Acom TCE/SC).

Assista à sessão ordinária híbrida desta segunda-feira (03):