Procurador-Geral participa do lançamento da Agenda para a Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense 2024

O Procurador-Geral do MPC/SC, Diogo Ringenberg, participou nesta terça-feira (19) do lançamento da Agenda para a Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense 2024. O evento, que teve início às 11h, ocorreu na Academia FIESC de Negócios, em Florianópolis. O documento apresentado aos participantes trouxe uma radiografia das demandas catarinenses nos modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário. A principal constatação do levantamento foi a de que o Estado carece de investimentos de R$ 20,3 bilhões entre 2024 e 2027 para que sua infraestrutura de transporte atinja a condição de “adequada”.

Procurador-Geral, Diogo Ringenberg, participa do lançamento da Agenda para a Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense 2024
Evento foi realizado na Academia FIESC de Negócios, na Capital.

Conforme a Agenda, que está em sua 9ª edição, dos R$ 20,3 bilhões de investimentos necessários, R$ 11,5 bilhões estão assegurados pela iniciativa privada. O restante é de responsabilidade dos governos federal (R$ 4,94 bilhões), estadual (R$ 3,6 bilhões) e municipais (R$ 254,6 milhões). O maior volume, de R$ 10,3 bilhões, é demandado pelo modal rodoviário. O modal aquaviário, incluindo portos, requer R$ 6,6 bilhões. O ferroviário (R$ 1,7 bilhões), dutoviário (R$ 1,04 bilhões) e aeroviário (R$ 639,2 milhões) completam a demanda.

O documento também defende a necessidade de planejamento integrado e sistêmico para curto, médio e longo prazos; cita os corredores estratégicos que devem ser priorizados; apresenta a necessidade de investimentos nos diversos modais de transporte e trata da questão de política e gestão. O capítulo final, intitulado “O dever de casa”, defende a necessidade de cada indústria realizar ações chamadas da “porta para dentro”, ou seja, implementar boas práticas na logística empresarial. A agenda ainda propõe um plano de adaptação às mudanças climáticas.

Confira a Agenda para a Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense 2024.

Veja como foi o evento na transmissão feita pelo canal da Fiesc no YouTube.

Com informações da Fiesc.