Os municípios de Santa Catarina podem aderir a um sistema gratuito de gestão e governança com foco na educação. A ferramenta, que traduz a contabilidade complexa em informação gerencial de fácil entendimento, é a chamada Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil (Sala SEB). O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e a Universidade de Brasília (UnB).
A proposta é auxiliar na tomada de decisão dos gestores, possibilitando uma maior eficácia na aplicação dos recursos dos municípios na área da educação. Isso porque o sistema permite a visualização individual das despesas de cada unidade escolar — como gastos com folha, material, insumos e estruturas. Além disso, o projeto busca melhorar a comunicação entre os Governos Municipais e o Governo Federal.
Qualquer município brasileiro pode aderir à iniciativa, basta acessar o site da Sala SEB e seguir o passo a passo indicado. Também é possível sanar dúvidas sobre o projeto pelo número de WhatsApp: (61) 9 9299-8748.
Mais informações sobre a Sala SEB também podem ser obtidas em: