MPC/SC participa de cerimônia de posse da diretoria da AMPCON

O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), Diogo Ringenberg, e a Procuradora-Geral Adjunta da instituição, Cibelly Farias, participaram da solenidade de posse da nova diretoria da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) na noite desta quarta-feira (15), na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

Membros da nova diretoria da AMPCON tomaram posse nesta quarta-feira (15), na sede do TCU, em Brasília.

Durante a cerimônia, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC/SE), João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, foi empossado como presidente da entidade. Na vice-presidência, foi empossada a Procuradora do Ministério Público de Contas do Pará (MPC/PA) Silaine Karine Vendramin. Já a Procuradora-Geral Adjunta do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), Cibelly Farias, tomou posse como 2ª Diretora Executiva.

Além de Procuradores de Contas de diversos estados do país, estiveram presentes à solenidade autoridades como o Ministro do TCU, Antônio Anastasia; o Ministro-Substituto do TCU, Marcos Bemquerer; a Procuradora-Geral do Ministério Público junto ao TCU, Cristina Machado; o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola; o Presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC); entre outros.

Em seu discurso, o presidente eleito da AMPCON ressaltou a importância do fortalecimento da democracia em suas diversas acepções. “Uma democracia que possa ser vista, não só na dinâmica política e jurídica, mas que possa ser sentida no dia a dia de todos. Na educação de nossas crianças, na saúde de nossos pacientes, no meio ambiente que nos garante a vida, nas aspirações e na possibilidade de sonhar de cada integrante de nosso povo”, afirmou.

Bandeira de Mello também reforçou que a nova gestão buscará trabalhar em conjunto com as diversas entidades e setores da sociedade, intensificando a união entre todos. “Controlar é conseguir consenso nas diferentes visões de interesse público de controladores e controlados. Vamos buscar sempre esse alinhamento em prol do interesse público”, disse.

Ex-presidentes da AMPCON se encontraram durante o evento.

O contexto atual da desinformação também foi tratado pelo Procurador de Contas: “Em tempos em que as certezas individuais são baseadas em convicções, e não em evidências, podem embaçar os resultados da realidade. Cabe a nós, agentes públicos, sermos agentes da razão e lutarmos contra os ativismos das pós-verdades. E tenham certeza, excelentíssimas senhoras e senhores, que a AMPCON está engajada nessa luta”, reforçou.

Seminário sobre o combate às desigualdades sociais

A solenidade de posse da diretoria da AMPCON foi antecedida pelo seminário “O Controle Externo e o Combate às Desigualdades Sociais”. A programação contou com a palestra “Reforma Tributária e Impactos Sociais”, ministrada pelo Secretário Extraordinário do Ministério da Fazenda para a Reforma Tributária, Bernard Appy e moderada pelo Procurador de Contas do TCU, Rodrigo Medeiros de Lima. Em seguida, foram realizados dois painéis: “Políticas Públicas de Combate às Desigualdades – Efetivas de transformação e de Assistência Social” e “Papel da Comunicação Pública na Pauta das Prioridades Sociais”, com a participação de renomados especialistas.

Veja a composição da nova Mesa Diretora da AMPCON

Presidente: João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello – MPC/SE
Vice-Presidente: Silaine Karine Vendramin – MPC/PA
1ª Diretor-Executivo​: Patrick Bezerra Mesquita – MPC/PA
2ª Diretora Executiva: Cibelly Farias – MPC/SC
1ª Tesoureira: Cristina Andrade Melo – MPC/MG
2º Tesoureiro: Rodrigo Medeiros de Lima – MPC/União
Diretora-Adjunta: Germana Galvão Cavalcanti Laureano – MPC/PE
Diretora-Adjunta: Anna Helena de Azevedo Lima Simão – MPC/AC
Diretor-Adjunto: Adilson Moreira de Medeiros – MPC/RO
Diretor-Adjunto: William de Almeida Brito Júnior – MPC/MT
Diretor-Adjunto: Ruy Marcelo Alencar de Mendonça – MPC/AM

Skip to content