I INFO CONTAS MPC reúne 54 Procuradores e servidores em Santa Catarina

O I INFO CONTAS – Encontro Nacional sobre Informação Estratégica dos MPCs reuniu 54 pessoas, entre Procuradores e servidores dos Ministérios Públicos de Contas do Brasil, no dia 8 de agosto de 2022, na sede do TCE/SC, em Santa Catarina. Promovido de forma conjunta pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), o evento teve como objetivo fortalecer a cultura de análise de dados no âmbito dos MPCs, bem como o intercâmbio de informações e de boas práticas dos setores de inteligência dos órgãos ministeriais.

A programação contou com palestras dos servidores George Antônio Vilas Boas Santiago (MPC/BA), João Mário de Medeiros Paixão (MPC/SP), Jonathan Artmann (MPC/SC) e Willian Wistuba Melo da Cunha (MPC/SP), que falaram sobre uso de banco de dados pelos MPCs, ferramentas, novos sistemas de informação, convênios e a estrutura dos núcleos de inteligência dos órgãos ministeriais.

Foi um encontro muito rico para os integrantes do MPC brasileiro. Foi possível entender como funciona o dia a dia da ABIN, a atuação da Polícia Federal nas investigações e em que pé está a estruturação dos núcleos de inteligência nos MPCs em todo o Brasil. Com a troca de experiências, podemos melhorar os processos, otimizar os custos e, consequentemente, oferecer um serviço melhor à população”, comenta a Procuradora-Geral de Contas do MPC/SC, Vice-Presidente Região Sul (AMPCON) e Coordenadora do Grupo 4 – Inteligência Execução – ENAMPCON, Cibelly Farias.

Já o presidente do CNPGC e Procurador-Geral do MPC/SP, Thiago Pinheiro Lima, destacou a importância do evento para os MPCs e a qualidade do material compartilhado pelos palestrantes convidados (Polícia Federal e ABIN) e pelos servidores. “É um dia histórico para o MPC. Estamos em um novo momento do Ministério Público de Contas. Este é o primeiro de muitos INFO CONTAS que ainda virão”, destacou o presidente do CNPGC na abertura do evento.

O I INFO MPC serviu para entendermos o trabalho que vem sendo realizado em cada Estado. Tivemos um overview do cotidiano em outros órgãos de investigação e dos nossos núcleos de inteligência. Estamos no caminho correto. Nossos servidores mostraram competência e comprometimento com o trabalho de investigação e apresentaram o resultado dos últimos meses de capacitações e de usos de banco de dados e ferramentas de análise. É gratificante saber que tantas horas de trabalho começam a dar resultado”, concluiu Thiago Pinheiro Lima após o encerramento.

Para o presidente da AMPCON e Procurador-Geral do MPCM/GO, José Américo da Costa Júnior, a criação de centros ou núcleos de inteligência é um passo decisivo na consolidação do MPC brasileiro. “A estruturação de uma área de investigação e inteligência em nossos órgãos é um dos objetivos do Plano de Gestão Estratégica do Ministério Público de Contas em todo o Brasil. A meta é instituir o trabalho estratégico de inteligência em, pelo menos, 50% dos MPCs brasileiros”.

Skip to content