Nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, a partir das 14h, haverá a transmissão de cargo de Procurador-Geral de Contas de Santa Catarina. Durante a sessão ordinária do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Procurador Aderson Flores transmite o cargo à Procuradora Cibelly Farias. Primeira mulher a ingressar na carreira de Procuradora de Contas do Estado, Cibelly passa a ser também a primeira Procuradora-Geral de Contas da história da instituição.A Procuradora Cibelly ingressou no Ministério Público de Contas em 2006, aprovada em primeiro lugar no concurso público. Nesses 12 anos de MP, acompanhou as mudanças no serviço público do Estado. O órgão passou a ter autonomia administrativa; o primeiro concurso para o quadro de servidores foi realizado em 2014 e, atualmente, todos os procuradores são bacharéis em Direito, cujo ingresso na carreira é por concurso público de provas e títulos, sendo o Procurador-Geral escolhido, dentre seus membros, em lista tríplice e nomeado pelo Governador do Estado.
O Governador do Estado Eduardo Pinho Moreira nomeou Cibelly Farias no dia 2 de outubro para o cargo de Procuradora-Geral para o biênio 2018/2020, no período de 15 de outubro deste ano a 15 de outubro de 2020. As competências da Procuradoria-Geral estão previstas na Lei Orgânica do TCE e no Regimento Interno do MP de Contas, em seus artigos 108 e sétimo, respectivamente.
Quem é Cibelly Farias?
Nascida em 12 de setembro de 1972, na maternidade Carlos Correia, em Florianópolis, Cibelly é a primogênita do casal José Farias Filho e Nilza Farias. Irmã de José Farias Júnior e Jardell Farias, Cibelly passou a infância na cidade de Palhoça, onde frequentou as escolas públicas Venceslau Bueno e Governador Ivo Silveira.
Na adolescência, o ensino médio foi concluído na Escola Técnica Federal de Santa Catarina. A vida universitária começou no curso de Engenharia Elétrica da UFSC, em 1991. No ano de 1994, novos rumos tomaram a sua vida com a mudança para o curso de Direito, área do conhecimento em que descobriu sua vocação pelo direito público e que a preparou para os desafios de hoje. Após finalizar a graduação na UFSC, Cibelly se especializou em Direito Constitucional e em Concessões de Serviços Públicos. Em 2016, concluiu, também, o Mestrado em Administração pela UDESC/ESAG.
Antes de ingressar na carreira de Procuradora, Cibelly atuou como técnica judiciária e analista judiciária no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Da experiência naquela instituição, a Procuradora trouxe para o MP de Contas valores como o zelo pelo bem público, o profissionalismo e o reconhecimento pela competência.
Outra experiência marcante foram os 12 meses vividos longe de Florianópolis, como auditora-fiscal do trabalho, no interior do Rio Grande do Sul. O aprendizado sobre técnicas de auditorias é, até hoje, bem empregado no gabinete do Ministério Público.