Quadro de pessoal do MPC/SC passa por atualizações

Em julho e agosto de 2021, o quadro de pessoal do MPC/SC passou por algumas atualizações. A servidora Lúcia Maria da Silva Pereira foi desligada em 04 de agosto (PORTARIA MPC Nº 49/2021) e a servidora Zaira Aparecida da Silva se aposentou em 5 de julho (PORTARIA MPC Nº 44/2021).

Já em 3 de agosto, o servidor Anderson Martins foi nomeado para o cargo de provimento em comissão de Assessor Técnico, nível DAS-2 (PORTARIA MPC Nº 48/2021). Anderson vai atuar como assessor junto ao gabinete do Procurador de Contas Diogo Ringenberg.

Servidor público federal efetivo, Anderson foi aprovado em concurso público para o Ministério da Saúde, onde atuou junto ao Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e norte do Pará (DSEI/AP) e foi chefe da Divisão de Atenção à Saúde. Mais tarde, em 2011, participou de processo seletivo interno e foi aprovado para atuar no Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), especificamente no Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde no Estado de Santa Catarina (SEAUD/SC). Durante o período no DENASUS, coordenou mais de 125 auditorias, sendo, em sua maioria, ações relacionadas ao Programa Farmácia Popular do Brasil, Assistência Farmacêutica, Contratualizações e em Serviços de Média e Alta Complexidade no SUS.

Em 2019, Anderson assumiu outro desafio ao ser requisitado pela Controladoria Geral da União (CGU) para atuar no Núcleo de Ações Especiais e Combate à Corrupção. Nos últimos anos, trabalhou como apoio técnico nas atividades vinculadas ao Sistema Único de Saúde, além da prospecção de novos trabalhos utilizando o cruzamento de bases de dados, com vistas ao combate à corrupção.

Formado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Habilitação em Bioquímica – Tecnologia de Alimentos (2006) e Especialização em Gestão Federal do SUS, pelo Instituto de Educação do Hospital Sírio Libanês (2016), Anderson está cursando mais uma graduação atualmente: Big Data e Inteligência Analítica. Cedido, agora, ao MPC/SC, Anderson coloca à disposição do órgão ministerial toda sua experiência na área de combate à corrupção e seu conhecimento técnico em saúde e em cruzamento de dados.