Servidor público que mudou de gênero deve ter benefício previdenciário compatível com nova condição, defende Ministério Público de Contas de Santa Catarina

Parecer do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC) defende que o gênero a ser observado quanto ao preenchimento dos requisitos de aposentadoria de servidor público deve ser aquele constante no registro civil de pessoa natural no momento do requerimento do benefício previdenciário, abarcando a situação de prévia mudança da classificação de gênero (Processo @CON 20/00596880). Esse também foi o entendimento da Diretoria de Atos de Pessoal (DAP) do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC). O tema foi discutido em sessão plenária telepresencial no dia 07 de fevereiro de 2022, e o entendimento do MPC/SC e da DAP acabou prevalecendo por cinco votos a dois.

A base para o novo prejulgado da Corte de Contas está em consonância com orientação jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal, nas teses de Repercussão Geral dos Temas 761 e 445, e do Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do Recurso Especial nº 1.626.739.

A decisão estabelece que, para o servidor que tenha realizado alteração de gênero/sexo, deverá ser considerado o gênero constante no registro civil de pessoa natural no momento do requerimento do benefício previdenciário. E se a alteração do registro do gênero ocorrer após o requerimento de aposentadoria, a concessão do benefício e a apreciação do ato, para fins de registro, deve observar a nova condição.

A questão foi levantada em consulta formulada ao TCE/SC pelo Instituto de Previdência de Itajaí, envolvendo a aplicabilidade das regras de aposentadoria em casos de mudança de sexo/gênero. Em seu voto, o relator, conselheiro-substituto Cleber Muniz Gavi, havia concluído pelo não conhecimento da consulta.

A partir da manifestação do DAP e do parecer do MPC/SC, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, solicitou vista do processo e apresentou manifestação divergente, opinando pelo conhecimento da consulta e pelo oferecimento de resposta. A proposta apresentada pelo presidente foi vencedora na discussão em plenário.

Skip to content