O Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC-SC) manifestou seu apoio à campanha “Desinformação é Coisa do Passado”, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e apresentada recentemente à Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina, da qual o MPC-SC faz parte.
A campanha, lançada pelo TRE-SC, tem como objetivo contextualizar, capacitar e informar a sociedade sobre os impactos da desinformação e os riscos que ela representa ao processo eleitoral e às instituições democráticas. A iniciativa está estruturada em três fases — divulgação de conteúdos educativos, capacitação e enfrentamento direto à desinformação — e integra o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral.
Durante reunião realizada na sede do TRE-SC, o presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Civinski, apresentou a campanha ao procurador de contas Diogo Ringenberg, coordenador da Rede de Controle. Na ocasião, Ringenberg destacou o compromisso das 21 instituições que integram a Rede em difundir os materiais e fortalecer as ações conjuntas de combate à desinformação.
A Procuradora-Geral do MPC-SC, Cibelly Farias, destacou a importância da iniciativa e reafirmou o engajamento do órgão no enfrentamento à desinformação. “Combater a desinformação é essencial para preservar a integridade do processo democrático. Informação qualificada e verificada fortalece a confiança da sociedade nas instituições e contribui para eleições mais justas e transparentes”, afirmou a Procuradora-Geral.
Como parte das ações de apoio, o site do MPC-SC contará com um banner que direciona diretamente para o hotsite da campanha “Desinformação é Coisa do Passado”, facilitando o acesso aos conteúdos e materiais educativos produzidos pelo TRE-SC.