UDESC vai premiar instituições públicas e privadas que promovem transparência com cidadania

ideiaA Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) está com inscrições abertas para a segunda edição do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública. Criado em 2015, o Prêmio tem apoio do Ministério Público de Contas de Santa Catarina. Esta edição, no entanto, traz algumas novidades. Empresas privadas também poderão se inscrever. “A ideia é ampliar a oportunidade para todas as instituições – públicas, privadas e do terceiro setor. Sabemos que há iniciativas de transparência e cidadania em todas essas esferas e o objetivo do prêmio é, além de reconhecer essas práticas, divulga-las e compartilhá-las com o maior público possível”, explica a professora Sulivan Fischer, que integra a comissão organizadora do prêmio.

As instituições que criaram algum mecanismo, serviço, produto ou processo que promovam a transparência com cidadania podem inscrever a iniciativa no Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública até o dia 30 de abril. O regulamento está disponível aqui: http://www.esag.udesc.br/premio.

São três modalidades de inscrição:

• Educação em Transparência Pública – Práticas que promovem a disseminação de conhecimento e a formação de cidadãos e/ou servidores públicos na área de transparência com cidadania.
• Tecnologias de Informação para Transparência – Práticas que utilizam tecnologias que facilitam a interação entre cidadãos e gestores públicos e promovem o acesso à informações públicas, contribuindo para o debate, a tomada de decisão, o controle e a solução de problemas públicos.
• Qualidade na Gestão Pública – Práticas que ampliam o acesso e a qualidade dos serviços públicos por meio da transparência com cidadania.

Podem concorrer ao prêmio práticas desenvolvidas em órgãos públicos (da administração direta ou indireta) e organizações da sociedade civil no Estado de Santa Catarina. Empresas e profissionais autônomos podem inscrever práticas, desde que executadas em órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou na interação entre ambos. Órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil sediadas em outros estados poderão participar, desde que as práticas inscritas sejam aplicadas em Santa Catarina.

Categorias de participantes:

• Municipal – Executivo e Legislativo municipal, da administração direta ou indireta.
• Estadual – Executivo, Legislativo e Judiciário estadual, da administração direta ou indireta.
• Federal – Executivo, Legislativo e Judiciário federal, da administração direta ou indireta.
• Organizações da Sociedade Civil – Organizações de direito privado e fins públicos.
• Empresas – Empresas privadas e profissionais autônomos.