Qualificação para o trabalho no âmbito do MPC/SC é objeto de pesquisa em Programa de Mestrado

O Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC) tem mapeadas e analisadas 10 práticas e estratégias de qualificação para o trabalho que podem ser aplicadas, desenvolvidas e implementadas no órgão. O trabalho é resultado de dois anos de pesquisa do analista de contas públicas Patrick Barcelos Teixeira, que vai defender sua dissertação de mestrado em agosto deste ano.  Patrick é servidor concursado do MPC/SC e integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Santa Catarina. Sua pesquisa, intitulada “A Educação Profissional e os Processos Educativos não Formais em Ambientes Organizacionais Públicos: um Estudo de Caso no Âmbito do Ministério Público de Contas do Estado de Santa Catarina”, foi finalizada recentemente e apresentada formalmente à Procuradora-Geral de Contas de Santa Catarina, Cibelly Farias.

Estamos honrados com esse trabalho. É um estudo aprofundado sobre educação profissional e processos educativos em órgãos públicos. Ter o MPC/SC como objeto de estudo é uma grande oportunidade para melhorarmos nossos processos internos. Agora, temos subsídios científicos para aprimorar a aprendizagem dentro da nossa organização. Quero parabenizar o servidor Patrick pelo excelente trabalho e agradecê-lo pela contribuição para com a gestão do MPC/SC. A partir de agora, vamos analisar a pesquisa e avaliar como poderemos implementar as propostas”, comenta a Procuradora-Geral de Contas, Cibelly Farias.

A partir do levantamento bibliográfico que fizemos, identificamos que há muito conhecimento dentro das organizações públicas que deve ser estruturado e compartilhado entre os servidores para que seja revertido em melhores serviços à sociedade. O ensino e o aprendizado no ambiente de trabalho são tão relevantes quanto o adquirido na academia. O desafio está em como institucionalizar essas práticas e converter esse conhecimento em melhores serviços públicos. Foi o que tentamos responder em nosso estudo, tomando o MPC/SC como objeto de análise. Espero poder contribuir não só com o MPC/SC, mas com todas as organizações públicas que buscam aprimorar seus processos de qualificação profissional”, explica o servidor e pesquisador Patrick Barcelos Teixeira.

O estudo de Patrick resultou em uma proposta de 10 ações e atividades que podem ser implementadas no MPC/SC. Em seu trabalho, o pesquisador fundamenta e detalha cada uma delas. Após a defesa de sua pesquisa perante a banca, o trabalho passará pelas últimas revisões e, então, será disponibilizado para consulta pública no site do MPC/SC.

Estratégias e práticas incluem as seguintes ações e atividades:

1. Promoção de atividades de qualificação e de formação continuada;
  2. Reconhecimento e valorização dos processos educativos não formais;
  3. Reconhecimento e valorização dos processos de aprendizagem no e pelo trabalho;
  4. Buscar o firmamento de convênios ou parcerias com instituições que promovam o ensino, não apenas o jurídico;
  5. Pensar nos institutos da certificação e da acreditação como possibilidades reais de aprimoramento do processo de qualificação;
  6. Elaborar um documento específico norteador da educação profissional e da qualificação para o trabalho (planejamento, plano, política, etc);
  7. Aprimorar o NAF, tornando-o multifacetado e interconectado com as mais diversas áreas do conhecimento presentes na instituição;
  8. Utilizar as ferramentas e os mecanismos de comunicação do órgão (intranet, mídias sociais, sítio digital/eletrônico institucional) de maneira ativa e constante no sentido de incentivar a qualificação dos servidores;
  9. Estudar a possibilidade da conversão ou transformação do NAF em “Escola do MPC/SC”, como órgão permanente de promoção da educação profissional; e
  10. Realizar a revisão constante e permanente dos eventuais documentos confeccionados e adotados no âmbito da organização.