O projeto Educação na Palma da Mão, coordenado pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED), foi o vencedor geral na 3ª edição do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina. “As informações do ‘Educação na Palma da Mão’ representam uma importante fonte de pesquisa para a tomada de decisão e para o planejamento estratégico da SED, permitindo que os gestores possam embasar as ações e iniciativas da educação catarinense a partir de dados. Além disso, o sistema facilita o acompanhamento do panorama do ensino catarinense pelos órgãos de controle”, explica Marcos Roberto Rosa, Diretor de Planejamento e Políticas Educacionais na SED, responsável pela apresentação da prática durante o evento.
“Gostaria de agradecer e parabenizar todos os participantes desta edição, responsáveis pelas s práticas inscritas, de diversas organizações e regiões do estado. O Prêmio é uma oportunidade única de troca de experiência, debate e aprendizagem entre os responsáveis pelas práticas, Comissão Julgadora, convidados e público participante, ainda que, desta vez, de modo virtual. Parabéns aos envolvidos na prática vencedora geral e às demais práticas classificadas nas modalidades gestão da saúde pública, gestão da educação pública e obras e serviços urbanos. E lembro que o Prêmio não termina aqui. Seguiremos com o compartilhamento e promoção da aprendizagem entre os participantes e parceiros das três primeiras edições, além de nos preparamos para a próxima”, comenta a Presidente das Comissões Permanente e Julgadora desta edição, professora Paula Chies Schommer.
Com o tema “Transparência com Cidadania”, a 3ª edição do Prêmio chegou às etapas finais com 20 finalistas, dos quais 18 apresentaram suas práticas, e outros 18 projetos classificados como boas práticas em gestão pública. Devido à pandemia, as últimas fases ocorreram de forma online, entre os dias 20 e 22 de julho de 2021. Ao todo, foram 12 horas de apresentações, arguições e debates sobre as 18 práticas. Além das apresentações orais, o evento contou também com o debate “Transparência com Cidadania: conquistas e desafios”, que reuniu um time de seis especialistas no tema e a participação do público, via canal do Youtube. Todas as etapas finais, o debate e a cerimônia de premiação foram transmitidos, ao vivo, pelo Youtube, e seguem disponibilizadas para consulta pública em https://url.gratis/mvYk9G.
A partir de agora, a Comissão Organizadora entrará em contato com os vencedores em cada categoria das diferentes modalidades e o vencedor geral – para encaminhar a premiação. Os prêmios também sofreram alterações, conforme Edital retificado, em função da pandemia. As viagens e eventos presenciais, inicialmente previstos no edital, foram substituídos por cursos de pós-graduação online e participação em eventos virtuais. O vencedor geral também terá direito à produção, edição e divulgação de um vídeo institucional sobre sua prática. O vídeo será patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e os cursos e eventos online serão oferecidos pelas instituições de ensino Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade da Região de Joinville (Univille), Centro Universitário Católica de Santa Catarina (Católica SC), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). Além disso, todas as práticas finalistas e classificadas com boas práticas receberão o certificado do prêmio.
“Foi um grande desafio para todas as instituições envolvidas nesta edição do Prêmio. Primeiramente porque o evento deixou de ser realizado exclusivamente pela Udesc Esag e passou a ser um projeto em parceria com mais de 15 instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada. Integrar os parceiros, dividir as tarefas, chegar a um entendimento comum entre todos foi a primeira mudança em relação às edições anteriores. Depois, veio a pandemia e toda programação que estava prevista para ser realizada presencialmente no primeiro semestre de 2020 teve de ser adiada. Muitos de nós, diretamente envolvidos com o evento, tivemos perdas na família e entre amigos devido à COVID-19. Foi necessário superar problemas pessoais, profissionais, sociais e econômicos para que as etapas finais desta edição fossem concretizadas. Podemos afirmar que o Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública sobreviveu à pandemia e saiu ainda mais fortalecido porque contou com o trabalho coletivo e o empenho de profissionais de diferentes áreas e organizações. Essa experiência foi um grande aprendizado e nos provou que juntos podemos superar desafios”, explica o Presidente da Comissão Organizadora, Orlando Vieira de Castro Júnior.
“Estou muito feliz ao ver que o projeto continua graças ao empenho e dedicação de tantas pessoas. Parabéns a todos que se envolveram com o Prêmio: parceiros, apoiadores e participantes. Sem eles, todo esse trabalho não faria sentido. Faço um agradecimento especial à Rede de Controle da Gestão Pública, que assumiu a coordenação da organização nesta edição. Me sinto, a partir desse momento, ainda mais confiante na sementinha plantada lá em 2015. O Prêmio recebeu oxigênio para seguir em frente com novos parceiros”, comenta a professora da Udesc Esag, Sulivan Desirée Fischer, uma das idealizadoras do Prêmio em 2015 e coordenadora das primeiras edições.
Nos próximos meses, a Comissão Organizadora também lançará o Caderno de Boas Práticas da 3ª edição do Prêmio. O documento vai reunir 38 projetos classificados como boas práticas – e será publicado em formato digital no site do prêmio, além de ser amplamente divulgado às organizações públicas e do terceiro setor no Estado. O objetivo do caderno é compartilhar as boas práticas para que sejam adaptadas aos órgãos que assim julgarem relevante. Os gestores das práticas serão também convidados a participar de eventos online das organizações realizadoras e apoiadoras do Prêmio e, quando possível, também de eventos presenciais.
Resultados deliberados pela Comissão Julgadora em 22 de julho de 2021
Modalidade Gestão da Saúde Pública |
Categoria Municipal
3º lugar – Prática 13. Ampliação da comunicação dos serviços em saúde e participação social no SUS dos conselhos locais de saúde de Joinville (Conselho Municipal de Saúde de Joinville) 2º lugar – Prática 42. A Regulação Centrada na Pessoa: transparência das filas de espera e ampliação de acesso aos serviços de saúde no SUS (Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis) 1º lugar – Prática 38. Aplicativo Controle Dengue (Prefeitura Municipal de Itajaí)
Categoria Estadual ou Federal 1º lugar – Prática 26. Transparência nas Listas de Espera do SUS (Ministério Público do Estado de Santa Catarina)
Categoria Organizações da Sociedade Civil, Empresas e Profissionais 2º lugar – Prática 37. prixNeuron, gestão e inteligência na saúde pública (Prix Tech Software) 1º lugar – Prática 22. Get involved risk management: Inovação, Tecnologia e Segurança na Busca da Melhor Experiência do Paciente/ Cliente (Fundação Hospitalar de Blumenau/ Hospital Santo Antônio) |
Modalidade Gestão da Educação Pública |
Categoria Municipal
3º lugar – Prática 10. Professor formando professor – Chão de Giz (Secretaria Municipal de Educação de Correia Pinto) 2º lugar – Prática 52. Agricultores orgânicos alimentam o futuro de Içara (Prefeitura Municipal de Içara) 1º lugar – Prática 06. Programa da Educação Fiscal da Rede Pública Municipal de Lages (Secretaria Municipal da Educação de Lages)
Categoria Estadual ou Federal 3º lugar – Prática 32. Prêmio Honestidade nas Escolas Públicas Catarinenses (Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG) do Estado de Santa Catarina) 2º lugar – Prática 47. Monitoramento dos Planos Municipais de Educação em Santa Catarina (Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Catarina) 1º lugar – Prática 14. Educação na Palma da Mão (Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina)
Categoria Organizações da Sociedade Civil, Empresas e Profissionais 1º lugar – Prática 20. AlimentAção (Fundação Educacional Joanna de Angelis, Tubarão, SC) |
Modalidade Gestão de Obras e Serviços Urbanos |
Categoria Municipal
1º lugar – Prática 24. Escritório Pemi e o Sistema de Gerenciamento de Projetos e Obras (DataPemi) da Prefeitura Municipal de Itajaí (Prefeitura Municipal de Itajaí; Planejamento Estratégico de Itajaí, Pemi 2040)
Categoria Estadual ou Federal 1º lugar – Prática 28. Projeto Banheiro Bacana (Universidade do Estado de Santa Catarina) Categoria Organizações da Sociedade Civil, Empresas e Profissionais 3º lugar – Prática 21. Projeto – Engenheiro Cidadão (Observatório Social do Brasil Lages) 2º lugar – Prática 23. Estudo Técnico Socioambiental dos municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) 1º lugar – Prática 25. Programa de Colaboração e Monitoramento de Contratos e Licitações (Observatório Social de Brusque) |
Prática Vencedora Geral |
Educação na Palma da Mão (Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina)
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