Procuradora Cibelly Farias é uma das debatedoras de evento sobre protagonismo feminino na sede do TCU

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público de Contas junto ao TCU (MPTCU) promoveram na manhã desta sexta-feira (08) o debate “O protagonismo feminino e seus desafios”. Foram convidadas ao encontro mulheres que são destaque na administração pública. Entre elas, esteve a Procuradora-Geral Adjunta do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), Cibelly Farias.

O evento incentivou reflexões sobre liderança feminina no setor público, abordando questões relacionadas à equidade de gênero. Com mediação da jornalista Giuliana Morrone, o debate contou também com a participação da Subprocuradora-Geral da República Raquel Dodge; da Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão; e da Procuradora Federal e Coordenadora-geral de Assuntos Internacionais e Judiciais da Consultoria Jurídica do Ministério dos Direitos Humanos, Manuellita Hermes.

Na ocasião, a Procuradora Cibelly Farias falou sobre representatividade e compartilhou a sua experiência profissional. Ela foi a primeira mulher a ingressar na carreira de Procuradora de Contas de Santa Catarina e também foi pioneira ao exercer o cargo de Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Estado (MPC/SC), no período de 2018-2022. É graduada em Direito pela UFSC, especialista em Direito Constitucional e em Concessões de Serviços Públicos, além de mestre em Administração pela UDESC/ESAG.

O evento foi marcado por um rico debate de ideias, refletindo a diversidade de experiências e perspectivas das participantes. Ao longo da discussão, elas expressaram percepções valiosas sobre o papel das mulheres na gestão pública, bem como sobre os desafios que ainda persistem nesse contexto.

Ainda na ocasião, foi realizada a posse da Procuradora-Geral do MPTCU, Cristina Machado, na Presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC). Também foram empossados os outros membros da Diretoria e do Conselho Fiscal da entidade, entre eles, o Procurador-geral do MPC/SC, Diogo Ringenberg, que foi reconduzido ao cargo de vice-presidente do CNPGC.

Skip to content