Procurador Diogo Ringenberg fala sobre ética e pequenas corrupções na Semana do Servidor MPC

webNa palestra de encerramento da Semana do Servidor MPC, o Procurador de Contas Diogo Ringenberg falou sobre ética e prevenção às pequenas corrupções. Diogo trouxe dados sobre o impacto financeiro dos grandes desvios de verbas públicas identificados em operações de combate à corrupção, mas lembrou que os pequenos deslizes do dia a dia causam um estrago tão grande ou até maior em nossas vidas. Entre os exemplos estavam as atitudes desonestas em “tirar vantagem” de situações como filas no trânsito, pirataria de produtos, sonegação de impostos e pequenas mentiras no cotidiano.

O Procurador apresentou, ainda, o projeto (Dis)honesty, desenvolvido por pesquisadores americanos que estudam o comportamento humano, em especial os motivos que nos levam a mentir e a ser desonestos. Os estudos mostram que cerca de 70% do público analisado foi desonesto em algum momento.

O objetivo da palestra foi lembrar a todos os servidores públicos do seu papel no Ministério Público de Contas e das responsabilidades como cidadãos brasileiros.

SEMANA DO SERVIDOR MPC-SC

A Semana do Servidor MPC-SC 2019 ocorreu de 23 a 25 de outubro e foi alusiva ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. Este ano, foram realizadas cinco palestras que abordaram, além de ética e corrupção, alimentação, defesa pessoal, satisfação no trabalho e educação financeira. Não houve custo com contratação de palestrantes pelo MPC. 

O nutricionista Takeo Kimoto abriu a programação na quarta-feira falando sobre hábitos saudáveis na alimentação. Ele mostrou que nosso corpo é uma máquina e que depende do equilíbrio para funcionar devidamente. A alimentação adequada, associada a outros hábitos, como exercício físico, garantem que essa máquina funcione. 

Logo após tratar de alimentação, o MPC teve a presença do instrutor de Krav Maga Gustavo Juchem Manes. Além de conhecer um pouco sobre a teoria, os servidores também tiveram a oportunidade de aprender alguns golpes iniciais. O Krav Maga é uma arte de defesa pessoal e seu objetivo é ensinar qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou preparo físico, a se defender.

Nesta quinta, o ciclo de palestras teve início com o professor Joris Marengo, que falou sobre a atividade que escolhemos como nosso trabalho. Marengo é autor de muitos livros sobre temas ligados à reeducação comportamental e o autoconhecimento. Também é um grande comunicador, já tendo ministrado mais de duas mil e duzentas palestras e cursos no Brasil, América Latina e Europa.

E para fechar a quinta-feira, aprendemos um pouco sobre como lidar com o dinheiro, com o professor e assessor em investimentos Richardson Ribeiro. Ele falou sobre a importância e os benefícios da educação financeira nos dias atuais, com apresentação dos conceitos e comportamentos básicos de como lidar com as finanças pessoais de forma proativa e responsável, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Skip to content