Cerca de 67% dos municípios enviaram dados ao MPC/SC para investigação de auxílio emergencial

Até as 18h desta segunda-feira, dia 20 de julho, 450 dos 668 órgãos municipais haviam encaminhado os dados cadastrais dos seus servidores para o Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC). As informações já foram repassadas à Controladoria-Geral da União no Estado (CGU/SC) para iniciar os cruzamentos e identificar possíveis irregularidades na concessão de auxílio emergencial.

No dia 15 de junho, o MPC/SC e a CGU/SC solicitaram os dados às prefeituras, câmaras de vereadores e institutos de previdência em Santa Catarina. Os órgãos de controle pediram que fossem enviados nome completo do servidor, CPF, data de nascimento, valor do salário e o tipo de vínculo funcional (efetivo, comissionado, estagiário, agente público etc.). Dos 668 órgãos, 450 já responderam, o que representa 67,36% do total.

Nesta terça-feira pela manhã, o MPC/SC iniciou uma força-tarefa para contatar os órgãos que ainda não enviaram os dados. Um grupo de três servidoras telefonam, enviam e-mails e buscam contatos via redes sociais. Muitos dos 218 órgãos que faltam não estão atendendo telefone, nem respondendo aos e-mails.