Nota oficial sobre ataque a creche em Blumenau

O Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC) se solidariza com os familiares das vítimas e com todos os cidadãos de Blumenau, após o ataque à creche Cantinho Bom Pastor ocorrido na manhã desta quarta-feira (5). A violência contra as escolas é um problema a ser enfrentado de forma conjunta pelos poderes públicos e por toda a sociedade. Um ambiente de ensino saudável e seguro é essencial para a garantia da educação à toda a população.

Leia na íntegra a manifestação do Procurador-Geral do MPC/SC, Diogo Ringenberg, feita durante a sessão extraordinária híbrida desta quarta-feira (5):

O MPC/SC quer se solidarizar com o povo de Blumenau e notadamente com as famílias cujos filhos foram mortos nesta manhã, no vil ataque ocorrido a uma creche naquela cidade.

Hanna Arendt cunhou a expressão “banalidade do mal”, associada à desgraça humana em que mergulhamos como civilização na Segunda Guerra Mundial, notadamente em razão da brutalidade nazista.

O conceito da filósofa traduz a “recusa do caráter humano do homem, apoiado na recusa da reflexão e na tendência em não assumir a iniciativa própria de seus atos.”

É impossível não lembrar dos ensinamentos da professora neste momento.

É difícil encontrar palavras que soem adequadas em um caso como este.

E se é certo que o ocorrido não se deu em uma estrutura pública, isso é completamente irrelevante quando o serviço que se prestava naquele lugar era essencialmente público.

Se houver algo que possa ser feito para evitar outros casos como este, senhor presidente, deve ser feito.

Neste momento de indizível dor, onde o humano seguramente não se fez presente, o desejo é de que Deus não deixe de suportar àquelas famílias.

Assista à sessão extraordinária híbrida desta quarta-feira (5):

Skip to content